Recicla Sampa - Arquitetos propõem solução sustentável para Catedral de Notre Dame
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Arquitetos propõem solução sustentável para Catedral de Notre Dame

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Espaço também serviria como oficina educacional para crianças, teria uma horta e aulas de permacultura. Foto: Yann Caradec / Studio NAB

Pouco restou do teto da Catedral de Notre Dame, em Paris, que foi atingida por um incêndio de quase 9 horas de duração, em 2019. No entanto, uma inusitada alternativa está sendo pensada para a sua reconstrução: transformar o telhado em um local pedagógico e sustentável.

Idealizado pelo escritório de designers Studio NAB, o projeto propõe que o espaço seja convertido em um centro educacional para que a população de baixa renda tenha acesso a treinamentos profissionais voltados à agricultura urbana e horticultura. No local, também serão oferecidos workshops e oficinas voltadas ao público infantil com o intuito de reconectar as crianças com a natureza.

O esquema ainda inclui a transformação do pináculo, ponto mais alto do edifício, em um apiário para abrigar um conjunto de colmeias para a criação de abelhas. A ideia é uma alternativa no combate ao desaparecimento do inseto em nosso ecossistema. Na proposta, todo o formato original da construção será respeitado durante a restauração. Os idealizadores ainda acreditam que, ao longo da reestruturação, parte do material atingido pelo fogo poderá ser reaproveitado.

Após a grande repercussão mundial do grave acidente, diversos profissionais apresentaram projetos para a renovação da estrutura, como o arquiteto russo Alexander Nerovnya, e o eslovaco Vizum. O governo da França anunciou a abertura de um concurso de abrangência nacional para a escolha de um plano arquitetônico. Em reportagem da BBC, o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, declarou a repórteres que espera que a obra seja adaptada “às técnicas e aos desafios dos nossos tempos”.  

Fontes: Hypeness, Vida Extra

Texto produzido em 17/09/2019


Últimas

Notícias

Projeto promove descarte correto de bitucas em SP

Região central conta com novos pontos de coleta exclusivos para as guimbas

15/08/2025
Notícias

Lobby das empresas de petróleo desafia tratado mundial dos plásticos

Greenpeace e CIEL alertam sobre o peso desproporcional da indústria nas negociações

13/08/2025
Notícias

SP recebe em dezembro mais uma edição da Expo Catadores

Programação inclui oficinas, palestras e feira de negócios voltadas à cadeia da reciclagem

11/08/2025
Notícias

Entenda por que as garrafas retornáveis sumiram das prateleiras

Embalagens descartáveis dominam mercado e dificultam avanço da economia circular

08/08/2025