19 de Dezembro de 2020,01h01
Veja outros artigos relacionados a seguir
Considerado o grande vilão do meio ambiente, o plástico, quando reaproveitado, pode servir como recurso para boas ideias. E a gestão pública da cidade de Los Angeles já está olhando para isso. O estado da Califórnia vem testando, em algumas cidades, o chamado asfalto ecológico.
O material é feito de resíduos plásticos que antes seriam destinados aos aterros sanitários, entre eles, o mais famoso, a garrafa PET. A técnica consiste em transformar o plástico em óleo, substituindo o betume utilizado em asfaltos comuns. A composição é misturada aos resíduos de asfaltos antigos, criando assim um produto mais resistente e mais sustentável.
Segundo dados das empresa TechniSoil, responsável pelo processo, em casa 1,6 km de pista de mão dupla, são aproveitados cerca de 2.300 kg de plástico reciclado. Além disso, o asfalto ecológico reduz os custos da produção em 25%.
A TechniSoil vem trazendo soluções ambientais para resolver o problema da reciclagem nos Estados Unidos. Atualmente, o projeto piloto está sendo testado em três faixas da Rodovia 162. Se tudo der certo, a ideia é introduzir o feito no programa de pavimentação de estradas de todo o estado.
Fonte: Ciclo Vivo
Texto produzido em 26/11/2020
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil