19 de Dezembro de 2020,01h01
Veja outros artigos relacionados a seguir
Considerado o grande vilão do meio ambiente, o plástico, quando reaproveitado, pode servir como recurso para boas ideias. E a gestão pública da cidade de Los Angeles já está olhando para isso. O estado da Califórnia vem testando, em algumas cidades, o chamado asfalto ecológico.
O material é feito de resíduos plásticos que antes seriam destinados aos aterros sanitários, entre eles, o mais famoso, a garrafa PET. A técnica consiste em transformar o plástico em óleo, substituindo o betume utilizado em asfaltos comuns. A composição é misturada aos resíduos de asfaltos antigos, criando assim um produto mais resistente e mais sustentável.
Segundo dados das empresa TechniSoil, responsável pelo processo, em casa 1,6 km de pista de mão dupla, são aproveitados cerca de 2.300 kg de plástico reciclado. Além disso, o asfalto ecológico reduz os custos da produção em 25%.
A TechniSoil vem trazendo soluções ambientais para resolver o problema da reciclagem nos Estados Unidos. Atualmente, o projeto piloto está sendo testado em três faixas da Rodovia 162. Se tudo der certo, a ideia é introduzir o feito no programa de pavimentação de estradas de todo o estado.
Fonte: Ciclo Vivo
Texto produzido em 26/11/2020
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França, batizada de Apelo de Nice
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil
Iniciativa comprova que integrar esforços gera impactos ambientais e sociais expressivos