06 de Julho de 2023,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
São Paulo assumiu a vice-liderança como o estado que mais reciclou latas de aço no primeiro trimestre de 2023.
Os dados são resultados de um levantamento realizado pela Prolatas, associação sem fins lucrativos focada na logística reversa e na destinação ambientalmente correta do material.
Segundo a pesquisa, foram coletadas 2,3 mil toneladas de latas de aço nos primeiros 90 dias do ano. Primeiro colocado, o Rio de Janeiro coletou 2,5 mil toneladas no mesmo período.
“Este volume de material reciclado em São Paulo foi impulsionado, entre outras iniciativas, pelas parcerias que firmamos”, explica Cristine Fulchini, Coordenadora de Projetos da Prolata.
“A construção civil é uma das áreas em que há maior consumo de embalagens de aço. Ter parceria nessa área e garantir a destinação correta desses resíduos é muito importante e simbólico”, pontua Fulchini.
De acordo com a Prolatas, 22 construtoras já são parceiras do projeto, com 156 canteiros de obras cadastrados na capital paulista e Região Metropolitana.
Para cada tonelada de aço reciclado, os especialistas estimam uma economia de 1,5 tonelada de minério de ferro.
Os dados incluem as latas de alimentos como ervilha, milho, achocolatados, leite em pó, sardinha, tintas, massa corrida, entre outros produtos.
Depois de reciclado, o aço pode ser transformado em objetos como tesouras e maçanetas, além de ser muito útil na fabricação de automóveis e geladeiras.
Clique aqui e saiba como descartar corretamente latas de tinta e de alimentos
Vinte e cinco estações coletoras foram instaladas em pontos estratégicos da cidade
Objetivo é reduzir dependência do mercado nacional e incentivar reciclagem no Brasil
Projeto compra cadernos e materiais recicláveis nas unidades Estação Preço de Fábrica
Entenda por que apenas 9% do lixo plástico é reciclado atualmente no mundo