13 de Abril de 2022,16h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Quase toda semana alguém pergunta em nossas redes sociais: Recicla Sampa, como e onde descartar latas de tinta e de alimentos em geral?
Para dar uma força para o pessoal, organizamos uma série de dicas e de informações sobre o descarte correto deste tipo de resíduo.
Primeiro, é importante dizer que as latas de tinta e de alimentos são quase sempre feitas de aço, um material que pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder a qualidade.
De acordo com a Prolata, ONG referência no setor, o Brasil recicla atualmente cerca de 47% das latas consumidas pela nossa população.
Em números, são cerca de 200 mil toneladas que seguem o caminho da economia circular e retornam para o processo de fabricação de um novo aço.
E para cada tonelada de aço reciclado, os especialistas estimam uma economia de 1,5 tonelada de minério de ferro.
Os dados incluem as latas de alimentos como ervilha, milho, achocolatados, leite em pó, sardinha, tintas, massa corrida, entre outros produtos.
Depois de reciclado, o aço pode ser transformado em objetos como tesouras e maçanetas, além de ser muito útil na fabricação de automóveis e geladeiras.
O descarte correto das latas de tinta é a principal dúvida dos nossos seguidores e ele é mais simples do que parece.
Se a lata estiver completamente vazia, basta descartá-la normalmente junto com os outros recicláveis.
Se sobrou tinta, espere o líquido secar e retire da lata com o auxílio de uma espátula.
Aí você descarta a lata no lixo reciclável. O resto de tinta, você envolve em um jornal e descarta no lixo comum.
Uma dica legal é fazer a conta certinha para que não sobre tinta na sua obra. Alguns fabricantes oferecem uma calculadora online para essa estimativa.
Outra opção é encontrar um ponto de coleta específico oferecido pelos fabricantes e pelos comerciantes.
Latas de alimentos são mais simples de descartar. Basta passar uma água, de preferência de reúso, ou aquele paninho maroto para retirar as sobras, e aí é só descartar no lixo reciclável.
Só um detalhe. Se você abriu a lata com um abridor e ficaram aqueles “dentes” cortantes na tampa, é indicado embalar em jornal ou em algum de tipo de papel, como o papelão, para evitar acidentes com os nossos queridos coletores.
Se as latas são aquelas mais modernas, que dispensam o abridor, basta colocar a tampa no fundo da lata e pronto, descarte junto com os outros recicláveis.
Texto produzido em 13/4/2022
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos