03 de Junho de 2021,13h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Desenvolvida pelas empresas australianas Austek Asphalt Production e Pearl Global, uma nova tecnologia vai utilizar pneus reciclados em suas fábricas de asfalto e revolucionar a indústria do setor.
Basicamente, o modelo recicla os pneus por completo e reaproveita os componentes para substituir o óleo diesel e o carbono negro nos processos de produção. O resultado, segundo David Simmons, gerente geral da Austek, é um asfalto de melhor qualidade do que o comum.
Os testes começaram nas últimas semanas na cidade de Ormeau, Gold Coast, e devem se estender durante o ano para outras localidades da região.
“Criamos um produto que previne rachaduras reflexivas, conta com um composto mais forte, uma superfície mais lisa e silenciosa”, detalha David.
Simmons ainda destaca que o processo recicla 100% do pneu e oferece as condições necessárias para um ciclo de logística reversa completo. Ele também revela que é possível reprocessar de pneus de carros de passeio a pneus de grandes veículos de mineração.
Importante destacar que o combustível derivado da reciclagem de pneus é um mercado em franco crescimento em âmbito global e ganha cada vez mais espaço como alternativa ao óleo diesel. Outro produto em ascensão derivado desse processo de reciclagem é o carvão vegetal, base do asfalto Carbonmastic.
Estimativas indicam que aproximadamente 1,5 bilhão de pneus são descartados a cada ano no mundo todo, com graves impactos ambientais, incluindo os pneus não biodegradáveis que liberam toxinas no solo e na água e que muitas vezes vão parar nos aterros sanitários ou são irregularmente descartados no meio ambiente.
A dica é sempre deixar os pneus na própria loja onde você fez a troca. Caso tenha comprado pela internet e acabou com os pneus antigos em casa, você pode recauchutar em uma oficina ou doar para empresas que irão reutilizar os pneus. Você também pode doar para artesãos e artistas que precisam do material para construir móveis, jardins e outros itens.
Caso você não conheça empresas ou artistas, saiba que a responsabilidade de coletar o seu pneu é do fabricante, de acordo com a lei brasileira, então cabe a ele dispor de recursos e infraestrutura para o recolhimento. Você pode entrar em contato com a empresa ou o local onde adquiriu o pneu.
Lembre-se que, por lei, o consumidor faz parte dessa cadeia de produção e é considerado o corresponsável por devolver o produto usado. Encontre os locais de descarte no site da Reciclanip.
Encontre os locais de descarte no site da Reciclanip.
Texto Produzido em 3/6/2021
São 952 projetos que buscam fortalecer economia circular e inclusão dos catadores
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica
Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa
Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões