Recicla Sampa - Australianos criam asfalto de pneu reciclado
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Australianos criam asfalto de pneu reciclado

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Asfalto feito com pneus reciclados pela Austek Asphalt Production. Foto: Austek Asphalt Production / Facebook

Desenvolvida pelas empresas australianas Austek Asphalt Production e Pearl Global, uma nova tecnologia vai utilizar pneus reciclados em suas fábricas de asfalto e revolucionar a indústria do setor.

Basicamente, o modelo recicla os pneus por completo e reaproveita os componentes para substituir o óleo diesel e o carbono negro nos processos de produção. O resultado, segundo David Simmons, gerente geral da Austek, é um asfalto de melhor qualidade do que o comum.

Os testes começaram nas últimas semanas na cidade de Ormeau, Gold Coast, e devem se estender durante o ano para outras localidades da região.

“Criamos um produto que previne rachaduras reflexivas, conta com um composto mais forte, uma superfície mais lisa e silenciosa”, detalha David.  

Simmons ainda destaca que o processo recicla 100% do pneu e oferece as condições necessárias para um ciclo de logística reversa completo. Ele também revela que é possível reprocessar de pneus de carros de passeio a pneus de grandes veículos de mineração.

Importante destacar que o combustível derivado da reciclagem de pneus é um mercado em franco crescimento em âmbito global e ganha cada vez mais espaço como alternativa ao óleo diesel. Outro produto em ascensão derivado desse processo de reciclagem é o carvão vegetal, base do asfalto Carbonmastic.

Estimativas indicam que aproximadamente 1,5 bilhão de pneus são descartados a cada ano no mundo todo, com graves impactos ambientais, incluindo os pneus não biodegradáveis que liberam toxinas no solo e na água e que muitas vezes vão parar nos aterros sanitários ou são irregularmente descartados no meio ambiente.

Como descartar corretamente os pneus

A dica é sempre deixar os pneus na própria loja onde você fez a troca. Caso tenha comprado pela internet e acabou com os pneus antigos em casa, você pode recauchutar em uma oficina ou doar para empresas que irão reutilizar os pneus. Você também pode doar para artesãos e artistas que precisam do material para construir móveis, jardins e outros itens.

Caso você não conheça empresas ou artistas, saiba que a responsabilidade de coletar o seu pneu é do fabricante, de acordo com a lei brasileira, então cabe a ele dispor de recursos e infraestrutura para o recolhimento. Você pode entrar em contato com a empresa ou o local onde adquiriu o pneu.

Lembre-se que, por lei, o consumidor faz parte dessa cadeia de produção e é considerado o corresponsável por devolver o produto usado. Encontre os locais de descarte no site da Reciclanip.

Encontre os locais de descarte no site da Reciclanip.

Texto Produzido em 3/6/2021


Últimas

Dicas de Reciclagem

Brasil produz 2,4 milhões de toneladas de eletrolixo por ano

Entenda o que é saiba onde descartar lixo eletrônico na cidade de São Paulo

18/06/2024
Notícias

São Paulo lança programa para melhorar gestão de resíduos

Projeto busca modernizar infraestrutura de tratamento e destinação do lixo no estado

17/06/2024
Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024