19 de Dezembro de 2020,04h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Um prédio todo feito de contêineres: é assim a nova construção sustentável da cidade de Itabuna, no sul da Bahia. Com dois mil metros quadrados, o imóvel tem cinco andares e foi todo projetado para não ter nenhum gasto de água durante sua obra.
Produzido em apenas 6 meses, a edificação teve uma redução grande também nos entulhos, sendo gerado um número bem menor do que em relação a uma construção tradicional.
Este foi o primeiro projeto 100% sustentável que o arquiteto Matheus Esquivel fez parte.
"Vinte anos de profissão e nunca tinha passado por uma experiência dessa. Foi fantástico, saber que a gente pode construir sem poluir, sem degradar o meio ambiente”, contou ao G1.
Segundo o arquiteto, a obra gerou menos de 10% de resíduos e contou com 90% de aproveitamento de materiais em sua produção. "Trabalhamos com aproveitamento de água de chuva, elevadores inteligentes que tem 75% de economia de energia. As paredes dos contêineres são 300 vezes menos acumuladoras de calor. A madeira plástica usada na fachada é um material feito de garrafa pet. São vários fatores sustentáveis”, completou o arquiteto.
No prédio, funciona hoje uma cooperativa de crédito que também busca a premissa da sustentabilidade. Com outro escritório na Paraíba 100% sustentável, o presidente da cooperativa acredita que ter a sustentabilidade como foco principal é também dar o exemplo no quesito da economia e do desenvolvimento social.
“Nós, como cooperativas, estamos dando exemplo porque o nosso principal elo é com as pessoas, então nós temos que melhorar a vida delas", disse Sílvio Porto, presidente da cooperativa de crédito, ao G1.
Fonte: G1
Texto produzido em 03/12/2020
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica
Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa
Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões
Cidadão pode acionar canais oficiais e a subprefeitura da região para combater a prática