Recicla Sampa - Bahia ganha prédio sustentável e sem gasto de água
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Bahia ganha prédio sustentável e sem gasto de água

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Com dois mil metros quadrados, o imóvel tem cinco andares e foi todo projetado para não ter nenhum gasto de água durante sua obra. Foto: Reprodução / TV Santa Cruz

Um prédio todo feito de contêineres: é assim a nova construção sustentável da cidade de Itabuna, no sul da Bahia. Com dois mil metros quadrados, o imóvel tem cinco andares e foi todo projetado para não ter nenhum gasto de água durante sua obra.

Produzido em apenas 6 meses, a edificação teve uma redução grande também nos entulhos, sendo gerado um número bem menor do que em relação a uma construção tradicional.

Este foi o primeiro projeto 100% sustentável que o arquiteto Matheus Esquivel fez parte.

"Vinte anos de profissão e nunca tinha passado por uma experiência dessa. Foi fantástico, saber que a gente pode construir sem poluir, sem degradar o meio ambiente”, contou ao  G1.

Segundo o arquiteto, a obra gerou menos de 10% de resíduos e contou com 90% de aproveitamento de materiais em sua produção. "Trabalhamos com aproveitamento de água de chuva, elevadores inteligentes que tem 75% de economia de energia. As paredes dos contêineres são 300 vezes menos acumuladoras de calor. A madeira plástica usada na fachada é um material feito de garrafa pet. São vários fatores sustentáveis”, completou o arquiteto.

No prédio, funciona hoje uma cooperativa de crédito que também busca a premissa da sustentabilidade. Com outro escritório na Paraíba 100% sustentável, o presidente da cooperativa acredita que ter a sustentabilidade como foco principal é também dar o exemplo no quesito da economia e do desenvolvimento social.

“Nós, como cooperativas, estamos dando exemplo porque o nosso principal elo é com as pessoas, então nós temos que melhorar a vida delas", disse Sílvio Porto, presidente da cooperativa de crédito, ao  G1.

Fonte: G1

Texto produzido em 03/12/2020


Últimas

Notícias

Brasil pode alcançar 95% de energia renovável até 2026

Pesquisa coloca país na vanguarda mundial da transição energética

04/03/2024
Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024