03 de Julho de 2024,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Iniciativa nacional de mobilização de recursos e inovação tecnológica para o combate à poluição do oceano, o Blue Keepers lançou no último dia 12 de junho o Inventário Nacional de Resíduos.
A ferramenta online traz informações sobre os tipos de lixo mais encontrados durante as coletas realizadas em ambientes aquáticos de regiões estratégicas do Brasil nos último dois anos.
De acordo com a organização, o trabalho foi executado por uma rede de parceiros que atuaram em seus respectivos territórios e que coletaram e classificaram 55 mil itens retirados de praias, rios, lagoas e manguezais do país.
“Entre os dez itens mais encontrados, o lixo plástico ocupa o primeiro lugar, seguido por cigarros, filtros e bitucas. Em terceiro ficaram os fragmentos de isopor”, revela a Blue Keepers.
Para chegar a estes números, entre 2022 e 2024 foram realizadas 55 coletas amostrais em cidades identificadas como grandes portas de entrada para a poluição plástica no Oceano Atlântico: Manaus (AM), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP); entre outros municípios.
“Agora, com a publicação da pesquisa, a sociedade civil, governos e empresas podem analisar os dados e pensarem em ações mais efetivas, por exemplo, sobre o que fazer com embalagens no pós-consumo, além de medidas de prevenção para evitar que a poluição em ambientes aquáticos continue crescendo de maneira desenfreada”, explica a equipe de ONG.
Ainda de acordo com a Blue Keepers, a ideia é acionar as companhias que foram identificadas como produtoras de grande parte dos resíduos encontrados para estudarem possíveis soluções.
“Neste sentido, nós e o Movimento Conexão Circular (iniciativa do Pacto Global da ONU) lançamos em abril deste ano o Projeto Reinova. Seu objetivo é auxiliar empresas a desenvolverem produtos de forma estratégica, desde o design, produção e distribuição, até o descarte no pós-consumo”, completa o Blue Keepers em post publicado no Instagram.
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas
Organização aproveita férias de julho para convocar participação da garotada
Mutirão em São Mateus distribuiu EPIs, ofereceu atendimentos e acolheu trabalhadores
Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos