Recicla Sampa - Blue Keepers apresenta o Inventário Nacional de Resíduos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Blue Keepers apresenta o Inventário Nacional de Resíduos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Documento revela quais os tipos de lixo mais encontrados nas águas marinhas do Brasil. Foto: Joa Souza / shutterstock.com

Iniciativa nacional de mobilização de recursos e inovação tecnológica para o combate à poluição do oceano, o Blue Keepers lançou no último dia 12 de junho o Inventário Nacional de Resíduos.

A ferramenta online traz informações sobre os tipos de lixo mais encontrados durante as coletas realizadas em ambientes aquáticos de regiões estratégicas do Brasil nos último dois anos.

De acordo com a organização, o trabalho foi executado por uma rede de parceiros que atuaram em seus respectivos territórios e que coletaram e classificaram 55 mil itens retirados de praias, rios, lagoas e manguezais do país.

“Entre os dez itens mais encontrados, o lixo plástico ocupa o primeiro lugar, seguido por cigarros, filtros e bitucas. Em terceiro ficaram os fragmentos de isopor”, revela a Blue Keepers.

Para chegar a estes números, entre 2022 e 2024 foram realizadas 55 coletas amostrais em cidades identificadas como grandes portas de entrada para a poluição plástica no Oceano Atlântico: Manaus (AM), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP); entre outros municípios.

“Agora, com a publicação da pesquisa, a sociedade civil, governos e empresas podem analisar os dados e pensarem em ações mais efetivas, por exemplo, sobre o que fazer com embalagens no pós-consumo, além de medidas de prevenção para evitar que a poluição em ambientes aquáticos continue crescendo de maneira desenfreada”, explica a equipe de ONG.

Ainda de acordo com a Blue Keepers, a ideia é acionar as companhias que foram identificadas como produtoras de grande parte dos resíduos encontrados para estudarem possíveis soluções.

“Neste sentido, nós e o Movimento Conexão Circular (iniciativa do Pacto Global da ONU) lançamos em abril deste ano o Projeto Reinova. Seu objetivo é auxiliar empresas a desenvolverem produtos de forma estratégica, desde o design, produção e distribuição, até o descarte no pós-consumo”, completa o Blue Keepers em post publicado no Instagram. 

Veja o Inventário Nacional de Resíduos na íntegra


Últimas

Notícias

São Paulo mais que dobra coleta de resíduos com logística reversa

Volume passou de 302,51 mil toneladas em 2012 para 828,42 mil toneladas em 2023

16/07/2024
Notícias

Presidente Lula assina lei de incentivo à reciclagem no Brasil

Objetivo é reduzir custos operacionais e dinamizar cadeia produtiva do setor

15/07/2024
Notícias

Julho Sem Plástico é um convite para a reflexão

Ideia surgiu para desafiar pessoas a reduzirem consumo de plásticos descartáveis

12/07/2024
Dicas de Reciclagem

Lojas Melissa têm pontos de coleta de calçados da marca

Iniciativa de sustentabilidade garante destinação adequada aos chinelos e sandálias

11/07/2024