24 de Marco de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou a abertura das inscrições para o programa Tudo na Circularidade, com o objetivo de estruturar e fortalecer o trabalho dos catadores no mercado de reciclagem no Brasil.
A iniciativa pretende ampliar a produtividade das cooperativas e melhorar a renda dos profissionais do setor.
O programa conta com um investimento inicial de R$ 20 milhões, oriundos do Fundo Socioambiental do Banco, com possibilidade de alcançar R$ 100 milhões mediante novas captações.
Os recursos serão aplicados na modernização tecnológica, inovação e ampliação da oferta de bens e serviços das cooperativas.
A proposta busca enfrentar desafios como tributação elevada, problemas logísticos e baixa margem de ganhos.
Segundo o BNDES, muitos catadores ainda recebem menos de um salário-mínimo por mês e o programa pretende transformar essa realidade.
A seleção do parceiro gestor será realizada em quatro etapas: eliminatória, classificatória preliminar, apresentação oral das propostas e classificação final.
O prazo para conclusão do processo é de até 150 dias. O edital está aberto até 5 de maio, sendo exclusivo para pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos sediadas no Brasil.
O parceiro selecionado coordenará a elaboração de editais, a seleção de projetos, a execução das ações e o monitoramento dos resultados.
Também caberá a ele mapear redes de cooperativas, realizar diagnósticos e analisar a participação dessas organizações no mercado de logística reversa.
Evento gratuito acontece em maio no Parque Villa Lobos, zona oeste da capital
Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil
Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores
Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país