15 de Abril de 2022,18h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Quase todo mundo já sabe que o Brasil é campeão mundial em reciclagem de alumínio, mas a boa notícia mesmo é que segundo dados divulgados na última terça-feira (13) pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), batemos o nosso próprio recorde com o índice de reciclagem perto dos 99% em 2021.
O resultado da pesquisa consta em documento entregue ao Ministério do Meio Ambiente no último dia 31 de março e informa que a reciclagem de latas de alumínio para bebidas foi de 98,7% no ano passado.
De um total de 33,4 bilhões de latinhas comercializadas no mercado brasileiro, 33 bilhões cumpriram o caminho da economia circular e foram recicladas, retornando às prateleiras.
Ainda de acordo com a Abal, o resultado é expressivo e representa um crescimento de 1,4 ponto percentual em relação aos dados de 2020, quando o índice ficou na casa dos 97%.
Sempre bom lembrar que o índice supera os 95% estabelecidos no acordo setorial do Termo de Compromisso de Latas firmado pela indústria junto ao Ministério do Meio Ambiente em 2020.
O sucesso brasileiro na reciclagem do alumínio reflete a eficiência de um sistema de logística reversa sólido e estruturado. Atualmente, o país conta com 36 centros de coleta de sucata distribuídos por 18 estados.
“Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, a cadeia de reciclagem de latas de alumínio continuou operando com a eficiência costumeira, entregando um resultado que gera valor ambiental, econômico e social”, comemora Janaina Donas, presidente-executiva da ABAL.
Texto produzido em 15/4/2022
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil