09 de Novembro de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Brasil recebeu nos últimos sete anos mais de US$ 114 bilhões em investimentos para produção de energia limpa, é o que revela o relatório de investimentos da Conferência sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD - ONU).
Ainda de acordo com o documento, superamos todos os países em desenvolvimento e passamos a ser referência mundial da transição para uma matriz energética ambientalmente sustentável.
Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, 83% da energia consumida no país já é proveniente de fontes renováveis, com a maior parte produzida em usinas hidrelétricas.
Mas a geração de energia eólica e solar ganha cada vez mais espaço, resultado da Resolução Normativa 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que há mais de dez anos permitiu que os brasileiros pudessem gerar sua própria energia.
“Temos vantagens competitivas na transição energética, na redução de emissão de CO2, que não podemos desperdiçar. Isso torna o Brasil um exemplo a ser seguido”, disse Ivan Camargo, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB, em entrevista à CNN.
Energia limpa e renovável são fontes capazes de atender às necessidades de geração de energia sem causar danos significativos ao meio ambiente ou esgotar recursos naturais.
Elas são consideradas "limpas" principalmente por reduzirem as emissões dos gases de efeito estufa em comparação com fontes de energia convencionais, como no caso dos combustíveis fósseis.
No entanto, é importante destacar que o desenvolvimento e o uso dessas fontes de energia também podem apresentar desafios e impactos ambientais, especialmente em relação à implantação e gestão de recursos.
Posto isso, a sustentabilidade e a gestão responsável são fundamentais para alcançarmos um sistema de energia verdadeiramente sustentável.
Energia Solar: A energia solar é gerada a partir da captura da luz do sol por meio de painéis solares fotovoltaicos ou coletores solares térmicos.
Energia Eólica: A energia eólica é gerada pela conversão da energia cinética do vento em eletricidade por meio de turbinas eólicas.
Energia Hidrelétrica: A energia hidrelétrica é gerada pelo fluxo de água em represas e barragens para mover turbinas e gerar eletricidade.
Energia de Biomassa: A energia de biomassa é produzida a partir de resíduos orgânicos, como resíduos agrícolas, madeira e outros materiais orgânicos.
Energia Geotérmica: A energia geotérmica é obtida a partir do calor natural da Terra, geralmente através da perfuração de poços geotérmicos.
Energia das Ondas e Marés: A energia das ondas e marés é gerada pela captura da energia cinética das ondas do oceano e das mudanças nas marés.
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos