Recicla Sampa - Brasil é referência mundial em produção de energia limpa
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Brasil é referência mundial em produção de energia limpa

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
País tem vantagens competitivas na transição para fontes ambientalmente sustentáveis. Foto: Joa Souza / shutterstock.com

O Brasil recebeu nos últimos sete anos mais de US$ 114 bilhões em investimentos para produção de energia limpa, é o que revela o relatório de investimentos da Conferência sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD - ONU).

Ainda de acordo com o documento, superamos todos os países em desenvolvimento e passamos a ser referência mundial da transição para uma matriz energética ambientalmente sustentável.   

Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, 83% da energia consumida no país já é proveniente de fontes renováveis, com a maior parte produzida em usinas hidrelétricas.

Mas a geração de energia eólica e solar ganha cada vez mais espaço, resultado da Resolução Normativa 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), que há mais de dez anos permitiu que os brasileiros pudessem gerar sua própria energia.

“Temos vantagens competitivas na transição energética, na redução de emissão de CO2, que não podemos desperdiçar. Isso torna o Brasil um exemplo a ser seguido”, disse Ivan Camargo, professor do Departamento de Engenharia Elétrica da UnB, em entrevista à CNN.

Mas o que é energia limpa e renovável?

Energia limpa e renovável são fontes capazes de atender às necessidades de geração de energia sem causar danos significativos ao meio ambiente ou esgotar recursos naturais.

Elas são consideradas "limpas" principalmente por reduzirem as emissões dos gases de efeito estufa em comparação com fontes de energia convencionais, como no caso dos combustíveis fósseis.

No entanto, é importante destacar que o desenvolvimento e o uso dessas fontes de energia também podem apresentar desafios e impactos ambientais, especialmente em relação à implantação e gestão de recursos.

Posto isso, a sustentabilidade e a gestão responsável são fundamentais para alcançarmos um sistema de energia verdadeiramente sustentável.

Quais os tipos de energias limpas e renováveis?

Energia Solar: A energia solar é gerada a partir da captura da luz do sol por meio de painéis solares fotovoltaicos ou coletores solares térmicos.

Energia Eólica: A energia eólica é gerada pela conversão da energia cinética do vento em eletricidade por meio de turbinas eólicas.

Energia Hidrelétrica: A energia hidrelétrica é gerada pelo fluxo de água em represas e barragens para mover turbinas e gerar eletricidade.

Energia de Biomassa: A energia de biomassa é produzida a partir de resíduos orgânicos, como resíduos agrícolas, madeira e outros materiais orgânicos.

Energia Geotérmica: A energia geotérmica é obtida a partir do calor natural da Terra, geralmente através da perfuração de poços geotérmicos.

Energia das Ondas e Marés: A energia das ondas e marés é gerada pela captura da energia cinética das ondas do oceano e das mudanças nas marés.


Últimas

Notícias

Brasil pode alcançar 95% de energia renovável até 2026

Pesquisa coloca país na vanguarda mundial da transição energética

04/03/2024
Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024