Recicla Sampa - Brasil reciclou 100% das latas de alumínio em 2022
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Brasil reciclou 100% das latas de alumínio em 2022

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Levantamento indica que mais de 30 bilhões de unidades foram recicladas ano passado. Foto: @role_sp

O Brasil reciclou 100% das latinhas de alumínio que foram colocadas no mercado em 2022, é o que informa uma pesquisa da Recicla Latas, entidade responsável pelo aperfeiçoamento do sistema de logística reversa do setor no Brasil.

O levantamento contou com apoio da Associação Brasileira do Alumínio (Abal), da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) e os dados foram certificados por empresas de auditoria independentes.

De acordo com os números divulgados para a imprensa, 390 mil toneladas de sucata de latinhas acabaram recicladas, montante equivalente às 31 bilhões de unidades comercializadas pelos fabricantes no ano passado.

Ainda segundo a pesquisa, o índice de reciclagem de 2022 é o maior da série histórica e superou o de 2021, que chegou próximo dos 99%.  

Nos últimos 15 anos, a média está acima de 95%, colocando o Brasil como campeão mundial da reciclagem de alumínio.

Na prática, a reciclagem das latinhas evitou na última década a emissão de mais de 15 milhões de toneladas de gases de efeito estufa, gerou milhares de empregos e injetou aproximadamente R$ 6 bilhões anualmente na economia.

Atualmente, são 36 centros de coleta em 19 estados, além de centros de laminação e reciclagem, e de 25 fábricas da embalagem espalhadas por todas as regiões do país.

“Esse resultado comprova mais uma vez que o sistema de logística reversa brasileiro das latas de alumínio é robusto e maduro. Nossos associados continuam aperfeiçoando esse modelo e mantendo nossos índices em patamares elevados, inclusive em cumprimento aos compromissos que assumimos com o Ministério de Meio Ambiente”, destaca Renato Paquet, secretário executivo da Recicla Latas.


Últimas

Notícias

Plataforma inclusiva busca impulsionar reciclagem no Brasil

Reciclar pelo Brasil atua com foco na regularização e profissionalização de cooperativas

28/05/2024
Notícias

Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel no Brasil

Representantes da indústria e do governo federal receberam entidades do setor em Brasília

27/05/2024
Notícias

Coopercaps e colégio Portinari promovem coleta de lixo eletrônico

Urnas serão instaladas na próxima quarta-feira na instituição de ensino da zona sul

24/05/2024
Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024