Recicla Sampa - Brasileira ganha prêmio mundial com garrafa que torna água potável
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Brasileira ganha prêmio mundial com garrafa que torna água potável

Veja outros artigos relacionados a seguir

Em novembro do ano passado, Bárbara Paiva, estudante da Universidade Federal de Ouro Preto, fez sucesso ao criar a Aqualux, uma garrafa que torna qualquer água potável.

A ideia surgiu durante o mestrado da jovem, que estuda a esterilização de parasitas via radiação. "Pensei em aplicar isso para ajudar as pessoas de forma simples e viável", revela a pesquisadora.

Destaque da etapa nacional do Red Bull Basement, concurso da gigante dos energéticos para incentivar projetos capazes de transformar vidas por meio da tecnologia, a brasileira garantiu sua vaga na premiação mundial.

Realizada no último dia 27 de março, a Final Global aconteceu em Istambul, capital da Turquia, e Bárbara venceu uma das mais importantes categorias do concurso: Desafios de Storytelling.

A premiação reuniu 44 finalistas de mais de 40 países e foi oferecida a participantes pela consistência e narrativa das histórias relacionadas às suas missões e projetos.

“O título mundial veio para garantir ainda mais visibilidade ao projeto de Bárbara, que tem como foco principal democratizar a água potável para pessoas sem acesso a saneamento básico”, comemora a Red Bull Brasil em nota publicada no site da organização.

“Essa oportunidade tem sido incrível para o meu projeto. Além de auxiliar no desenvolvimento, ainda ajuda a acelerar os processos e amplia sua visibilidade", disse a mineira.

"Dessa forma, é possível alcançar pessoas interessadas a embarcar nessa comigo, para que possamos mudar, rapidamente, as estatísticas mundiais de acesso à água potável”, finaliza a estudante.

Texto produzido em 12/4/2022

Foto1
Bárbara Paiva venceu uma das mais importantes categorias do Red Bull Basement. Foto: Divulgação

Últimas

Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024
Notícias

Brasília recebe Congresso Internacional Cidades Lixo Zero

Considerado o mais importante do setor, evento acontece em junho na Capital Federal

22/05/2024
Notícias

A voz e os ouvidos dos oceanos

Expedição 100% feminina zarpa para pesquisar microplásticos nos mares do Brasil

21/05/2024
Notícias

Roraima lidera ranking da reciclagem no Brasil

Estado recicla 10% dos materiais recicláveis, seguido por Santa Catarina com 5%

20/05/2024