Recicla Sampa - Brasileiras do ensino médio desenvolvem detergente biodegradável
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Brasileiras do ensino médio desenvolvem detergente biodegradável

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Detergente biodegradável desenvolvido pelas estudantes. Foto: Divulgação

Em campanhas de sustentabilidade, você com certeza já ouviu falar sobre a redução do consumo da água ao lavar a louça. Fechar a torneira é essencial, mas e o detergente usado na hora da limpeza? Você já pensou para onde vai a espuma que vai para o ralo e qual é o seu impacto no meio ambiente?

Todos os dias, as espumas desses produtos atingem os sistemas de esgoto e, sem o devido tratamento, acabam poluindo rios e lagos. E como fazer para amenizar esse problema? Pensando nisso, duas alunas do ensino médio desenvolveram um detergente biodegradável.

Vitória Chiaratti e Gabriella Costa Pereira, do Colégio Bom Jesus, de Itajaí (SC), foram responsáveis por uma importante invenção. Ainda em 2019, as estudantes desenvolveram um projeto para criar um detergente biodegradável para lavar louças de forma mais sustentável.

Após a pesquisa teórica feita em 2019, iniciaram os testes para chegar à uma mistura biodegradável, capaz de limpar e não degradar o meio ambiente: uma barra de sabão de coco, açúcar, álcool e bicarbonato. Já a embalagem, desenvolvida no ano seguinte, é feita com água, gelatina e glicerina.

Um lacre com barbante e também um antifúngico foram feitos neste ano.

“Quando fazíamos as aulas de Iniciação Científica, sempre nos preocupávamos com a degradação do meio ambiente. Percebemos, então, que pequenos hábitos poderiam auxiliar na preservação”, comenta Gabriella.

Para a produção do detergente, elas iniciaram com um produto líquido composto de sabão de coco e óleo vegetal. Depois, prepararam um detergente em barra com essas mesmas matérias-primas.

Até que chegaram aos produtos satisfatórios: a mistura de água, gelatina e glicerina para a embalagem, e a combinação de sabão de coco e óleo vegetal para o detergente em barra, que segundo as estudantes, mesmo após 120 dias, não sofreu com a ação de fungos.

Texto produzido em 24/1/2022


Últimas

Notícias

Startup brasileira vence o Earthshot Prize 2025

Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica

10/11/2025
Notícias

Corrida global à sucata pressiona metas de reciclagem da Novelis

Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa

07/11/2025
Notícias

Catadores discutem inclusão no mercado de carbono em Brasília

Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões

05/11/2025
Notícias

Saiba como denunciar descarte irregular de entulho em SP

Cidadão pode acionar canais oficiais e a subprefeitura da região para combater a prática

03/11/2025