Recicla Sampa - Brasília recebe 10ª edição da Expocatadores
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Brasília recebe 10ª edição da Expocatadores

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Evento busca melhorar condições dos catadores e promover economia circular no país. Foto: Gilberto Chagas / mncr.org.b

A 10ª edição da Expocatadores 2023 acontece entre os dias 19 e 22 de dezembro na Arena Mané Garrincha, Brasília, e promete reunir três mil catadoras e catadores do Brasil e do exterior na capital federal.

O evento é uma iniciativa do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis e da Unicatadores.

O objetivo é promover a gestão eficiente dos resíduos sólidos por meio da inclusão social e de melhores condições de trabalho e renda para trabalhadores autônomos ou organizados em associações e cooperativas.

A programação inclui mesas e debates com especialistas em resíduos, gestores públicos, representantes de governos, empresas, instituições, além dos profissionais protagonistas do setor.

No dia da abertura, está prevista uma grande passeata, batizada de Marcha Nacional dos Catadores.

De acordo com a organização, a Expocatadores é um importante instrumento de difusão de conhecimentos, exposição de projetos sociais, atividades culturais, iniciativas empresariais e tecnologias.

O propósito é fortalecer a presença qualificada dos catadores de materiais recicláveis e a cadeia brasileira da economia circular.

Catadores e a reciclagem no Brasil

Segundo levantamento do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), são pelo menos 800 mil agentes ambientais, popularmente conhecidos como catadores de lixo reciclável, em atividade.

Os dados da MNCR ainda indicam que aproximadamente 70% desses profissionais são do gênero feminino.

Responsáveis pela retirada de milhares de toneladas de resíduos de residências, comércios, vias públicas, margens de rios e praias, essas mais de 500 mil mulheres contribuem diretamente para o bom funcionamento das cidades e fazem girar a roda da economia circular.

Transformando aquilo que não serve mais para os outros em sua fonte de renda, esse exército de trabalhadoras precarizadas é peça fundamental para a construção de um mundo com equilíbrio ecológico.

Nós aqui no Recicla Sampa apoiamos o trabalho dos agentes ambientais e das cooperativas de reciclagem que sustentam suas famílias prestando um serviço fundamental para a população.

Também valorizamos os esforços dos imprescindíveis profissionais da coleta domiciliar e seletiva.

Respeitamos o trabalho e reconhecemos a importância de cada um deles.

É sempre bom lembrar que reciclar não é somente uma atitude de defesa do meio ambiente, é também uma ação de solidariedade.


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024