23 de Novembro de 2020,17h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Você já prestou atenção na quantidade de resíduos que descarta ao frequentar uma lanchonete como o Burger King, por exemplo? Foi pensando no grande desperdício e na alta produção de lixo que a rede de restaurantes fast-food anunciou um projeto piloto para suas embalagens se tornarem retornáveis.
A ideia é que aqueles materiais que hoje acomodam sanduíches e copos de bebidas passem a ser devolvidos e usados continuamente. Para os consumidores, a medida também vale no bolso: ao adquirir uma embalagem, o consumidor paga uma taxa, como um depósito caução. Ao devolver, é reembolsado no valor total.
O processo de esterilização e limpeza das embalagens que são devolvidas ficam aos cuidados do Loop, um serviço de embalagem circular da TerraCycle. A iniciativa também é uma maneira de estimular uma consciência ambiental nos clientes da rede.
A medida deve ser adotada a partir de 2021 em lojas de Tóquio, Nova York e Portland. Caso seja bem-sucedida, será implementada em outras lojas espalhadas pelo mundo. Vale ressaltar que a gigante de fast-food assumiu a meta de reciclar todas as suas embalagens até 2025 no Canadá e nos EUA.
Fonte: Ciclo Vivo
Texto produzido em 09/10/2020
Aparelho é lixo eletrônico e não deve ser colocado no saco de recicláveis comuns
Cooperativas de SP enfrentam dificuldades para armazenar e vender o material
Projeto oferece reembolso automático e promete zerar uso de descartáveis ainda neste ano
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas