Canudos plásticos demoram até 450 anos para se decompor

22/06/2018

Ele está no centro das atenções de todo o mundo. A necessidade de redução dos canudos plásticos vem se tornando essencial para o planeta nos últimos anos. Países da Europa e algumas cidades brasileiras já vêm adotando medidas para combater o seu uso. O problema é tão sério, que se estima que até 2025 tenhamos mais plásticos do que peixes nos oceanos. A situação é grave!

Os canudos demoram pelo menos 450 anos para entrar em decomposição e a flora marinha é a que mais sofre com isso. Muitos animais engolem micropartículas ou até mesmo o canudo por inteiro ao confundirem com alimentos e chegam a morrer. Além disso, ele é produzido com materiais não biodegradáveis, como o polipropileno e o poliestireno.

Pense: bastam apenas 4 minutos na sua boca para o canudo ser descartado. Então, será que ele realmente é necessário? Não! A dificuldade é conscientizar a população de que é preciso voltar a consumir os líquidos diretamente em seu lugar de origem, seja em copos (de vidro) ou em latas de alumínio. 

Mas você pode contribuir de maneira significativa para amenizar esse problema: evite ao máximo utilizá-los. Recuse! E, caso não consiga ficar sem, pelo menos troque por canudos reutilizáveis, feitos de vários materiais como: bambu, vidro, silicone, papel, palha e metal. 

Tags: dicas, vídeos
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados