Recicla Sampa - Canudos plásticos demoram até 450 anos para se decompor
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Canudos plásticos demoram até 450 anos para se decompor

Veja outros artigos relacionados a seguir

Ele está no centro das atenções de todo o mundo. A necessidade de redução dos canudos plásticos vem se tornando essencial para o planeta nos últimos anos. Países da Europa e algumas cidades brasileiras já vêm adotando medidas para combater o seu uso. O problema é tão sério, que se estima que até 2025 tenhamos mais plásticos do que peixes nos oceanos. A situação é grave!

Os canudos demoram pelo menos 450 anos para entrar em decomposição e a flora marinha é a que mais sofre com isso. Muitos animais engolem micropartículas ou até mesmo o canudo por inteiro ao confundirem com alimentos e chegam a morrer. Além disso, ele é produzido com materiais não biodegradáveis, como o polipropileno e o poliestireno.

Pense: bastam apenas 4 minutos na sua boca para o canudo ser descartado. Então, será que ele realmente é necessário? Não! A dificuldade é conscientizar a população de que é preciso voltar a consumir os líquidos diretamente em seu lugar de origem, seja em copos (de vidro) ou em latas de alumínio. 

Mas você pode contribuir de maneira significativa para amenizar esse problema: evite ao máximo utilizá-los. Recuse! E, caso não consiga ficar sem, pelo menos troque por canudos reutilizáveis, feitos de vários materiais como: bambu, vidro, silicone, papel, palha e metal. 


Últimas

Notícias

Assembleia da ONU para o Meio Ambiente começa no Quênia

Encontro busca definir prioridades e desenvolver legislação ambiental internacional

26/02/2024
Notícias

Indicadores da coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024