Cápsulas de café são recicláveis: saiba onde e como descartar

26/01/2022

Imagem - Cápsulas de café usadas. Foto: Satur / Shutterstock.com

Cápsulas de café usadas. Foto: Satur / Shutterstock.com

Paixão nacional, o café é o protagonista da manhã de todas as classes sociais da família brasileira e nos últimos anos a tecnologia ofereceu às pessoas a praticidade de uma excelente xícara da bebida ao toque de um botão.

O problema é que apreciar o café em cápsulas, preparado pelas máquinas, pode ser até 14 vezes mais prejudicial para o meio ambiente do que filtrar em um coador, é o que aponta o Instituto de Pesquisas Tecnológicas da USP (IPT - USP).

Mas então, o que fazer para amenizar o impacto ambiental, sem abandonar o novo jeito de preparar o cafezinho?

Para te ajudar, o Recicla Sampa separou as principais iniciativas de logística reversa voltadas para a coleta e reciclagem das cápsulas em andamento no Brasil.

Máquina de café. Foto: balanser / Shutterstock.com

Nespresso

A Nespresso conta com mais de 200 pontos de coleta de cápsulas de café espalhados pelo país onde você pode descartar as suas cápsulas usadas.

A fabricante ainda oferece mais três opções: a primeira é enviar as cápsulas pelos Correios. A segunda é ir até uma unidade dos Correios e depositar as cápsulas. Já a terceira é aderir ao projeto Entrega Verde.

Clique aqui e confira os detalhes do projeto

Café Melitta

TerraCycle e Melitta se uniram para criar um programa nacional de reciclagem das cápsulas de café da marca.

Para participar, você precisa organizar um time de coleta. Pode ser uma escola, empresa ou ONG. A participação é totalmente gratuita, não há taxa de inscrição e o envio das remessas é pago pela TerraCycle.

A TerraCycle aceita remessas de diversos tamanhos, mas para garantir que seus pontos sejam computados você deve coletar o mínimo de 50 cápsulas. Segundo informações do site, não serão computados os pontos para remessas com valores inferiores ao mínimo do programa, mas eles asseguram que os resíduos recebidos serão encaminhados ao processo de reciclagem.

Clique aqui e confira os detalhes do projeto

3 Corações

A 3 Corações firmou uma parceria com a EURECICLO e atua com a logística reversa das cápsulas pós-consumo.

Por meio dessa parceria, a empresa garante que além das cápsulas recicladas, 100% das embalagens utilizadas sejam compensadas ambientalmente.

A fabricante disponibiliza pontos de coleta espalhados pelas principais capitais do Brasil, incluindo a capital de São Paulo, e recentemente instalou um ponto de coleta em Fernando de Noronha (PE).

Clique aqui e confira os detalhes do projeto

NESCAFÉ Dolce Gusto

Desde 2016, o Pão de Açúcar conta com uma iniciativa que facilita a reciclagem desse resíduo, por meio de uma parceria com a NESCAFÉ Dolce Gusto.

As cápsulas podem ser descartadas em coletores localizados em algumas unidades da rede de supermercados.

Segundo informações do site, são coletadas, em média, 1,4 toneladas de cápsulas por mês.

Clique aqui e confira os detalhes do projeto

Texto produzido em 26/1/2022

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados