Recicla Sampa - Celular quebrado vale ouro
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Celular quebrado vale ouro

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Reciclagem de eletrônicos minimiza impactos da mineração no meio ambiente. Foto: Kitthanes / shutterstock.com

Há doze anos, a inglesa Eliza Walter estudava design no ensino médio quando aprendeu sobre o processo de recuperação de metais preciosos retirados do lixo eletrônico.

Enquanto conhecia as instalações de uma fundição da região de Melton Mowbray, o proprietário explicou à Walter que o ouro era principalmente extraído da terra, mas que também havia uma maneira de obtê-lo em aterros sanitários.

Anos depois, Eliza, que guardou a lembrança daquela visita, decidiu pesquisar o lixo eletrônico e ao concluir um curso na British Academy of Jewellery, abriu um negócio online de joias em 2017.

Agora, a ourives projeta peças que são produzidas por cerca de outros 30 ourives freelancers com ouro recuperado de eletrônicos e também de resíduos de tratamentos dentários, como as obturações.

Nos últimos anos, grandes e pequenas marcas recorreram à mineração eletrônica e passaram a fabricar seus itens com metais reciclados de dispositivos como telefones celulares, laptops, consoles de jogos e placas gráficas.

Entre as razões pelas quais o ouro e outros metais preciosos são usados na fabricação de eletrônicos é porque são bons condutores de eletricidade e tendem a resistir à corrosão. Já a reciclagem pode reduzir a necessidade e minimizar o impacto da mineração no meio ambiente.

Em 2020, a maior joalheria do mundo, a dinamarquesa Pandora, anunciou que até 2025 todas as suas joias serão feitas de ouro e prata reciclados, com parte proveniente do lixo eletrônico.

“O lixo eletrônico é um recurso incrível e deve ser usado”, disse Kim Parker, editora de joias e ex-diretora executiva de moda e joias da Harper's Bazaar UK. Ouro reciclado, destacou Parker, “começou sendo uma pequena tendência de consumo, mas agora é algo que os consumidores passaram a exigir”, completa.

Leia a reportagem completa no site do The New York Times


Últimas

Notícias

USP desenvolve Índice de Governança Municipal de Resíduos Sólidos

Ferramenta evidencia perfil socioeconômico das cidades como fator decisivo na avaliação

22/01/2025
Notícias

Florianópolis é a única cidade lixo zero do Brasil

Iniciativa reflete compromisso com sustentabilidade e serve de exemplo para outras cidades

21/01/2025
Notícias

ONU aponta caminhos para humanidade superar crise do lixo

Mundo gera cerca de 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano

20/01/2025
Dicas de Reciclagem

Saiba como implantar a coleta seletiva em condomínios

Organizamos um passo a passo para ajudar a população da capital paulista

17/01/2025