Recicla Sampa - Celular quebrado vale ouro
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Celular quebrado vale ouro

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Reciclagem de eletrônicos minimiza impactos da mineração no meio ambiente. Foto: Kitthanes / shutterstock.com

Há doze anos, a inglesa Eliza Walter estudava design no ensino médio quando aprendeu sobre o processo de recuperação de metais preciosos retirados do lixo eletrônico.

Enquanto conhecia as instalações de uma fundição da região de Melton Mowbray, o proprietário explicou à Walter que o ouro era principalmente extraído da terra, mas que também havia uma maneira de obtê-lo em aterros sanitários.

Anos depois, Eliza, que guardou a lembrança daquela visita, decidiu pesquisar o lixo eletrônico e ao concluir um curso na British Academy of Jewellery, abriu um negócio online de joias em 2017.

Agora, a ourives projeta peças que são produzidas por cerca de outros 30 ourives freelancers com ouro recuperado de eletrônicos e também de resíduos de tratamentos dentários, como as obturações.

Nos últimos anos, grandes e pequenas marcas recorreram à mineração eletrônica e passaram a fabricar seus itens com metais reciclados de dispositivos como telefones celulares, laptops, consoles de jogos e placas gráficas.

Entre as razões pelas quais o ouro e outros metais preciosos são usados na fabricação de eletrônicos é porque são bons condutores de eletricidade e tendem a resistir à corrosão. Já a reciclagem pode reduzir a necessidade e minimizar o impacto da mineração no meio ambiente.

Em 2020, a maior joalheria do mundo, a dinamarquesa Pandora, anunciou que até 2025 todas as suas joias serão feitas de ouro e prata reciclados, com parte proveniente do lixo eletrônico.

“O lixo eletrônico é um recurso incrível e deve ser usado”, disse Kim Parker, editora de joias e ex-diretora executiva de moda e joias da Harper's Bazaar UK. Ouro reciclado, destacou Parker, “começou sendo uma pequena tendência de consumo, mas agora é algo que os consumidores passaram a exigir”, completa.

Leia a reportagem completa no site do The New York Times


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024