24 de Setembro de 2024,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que 8.758 das 9.827 empresas industriais com 100 ou mais empregados, ou seja, quase 90%, implementaram pelo menos uma iniciativa ambiental em 2023.
As iniciativas abrangem áreas como recursos hídricos, gestão de resíduos sólidos, eficiência energética, reciclagem, reuso de materiais, uso do solo e emissões atmosféricas.
A informação foi divulgada na pesquisa de Inovação Semestral – Pintec 2023: Indicadores Temáticos – Práticas Ambientais e Biotecnologia, divulgada na última na quarta-feira (18).
As práticas mais mencionadas foram relacionadas a resíduos sólidos e reciclagem, citadas por cerca de 80% das empresas. Mais da metade relatou iniciativas em outras importantes áreas: 61,5% em eficiência energética e 57,1% em recursos hídricos.
Em contraste, as ações relacionadas à diminuição da emissão de gases do efeito estufa e uso do solo foram as menos citadas.
Os setores com maior proporção de empresas que adotaram iniciativas ambientais incluem a fabricação de bebidas (100%), fabricação de coque e derivados de petróleo (99,4%), e fabricação de produtos farmacêuticos (95,1%).
Por outro lado, setores como fabricação de produtos de madeira (81%) e confecção de vestuário (75,1%) apresentaram menores proporções.
A pesquisa destaca ainda que quanto maior o porte das empresas, maior a adesão às práticas ambientais. As organizações com 500 ou mais funcionários apresentaram um engajamento significativo em ações para reduzir impactos ambientais.
Nas empresas desse porte, 93,6% relataram iniciativas relacionadas aos resíduos sólidos e 90,2% em reciclagem. Em comparação, nas empresas de 100 a 249 funcionários, esses números caem para 72% e 67,3%, respectivamente.
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França, batizada de Apelo de Nice
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil
Iniciativa comprova que integrar esforços gera impactos ambientais e sociais expressivos