Recicla Sampa - Copos de café no lixo? Não em Hannover, na Alemanha
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Copos de café no lixo? Não em Hannover, na Alemanha

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Já estão em circulação 50 mil copos de Hannoccino. Foto: Divulgação

Diariamente, milhões de pessoas ao redor do mundo passam em uma cafeteria e compram uma bebida para tomar a caminho do trabalho. Quando acaba, o copo vai para o lixo. E aí já viu: dá-lhe desperdício, prejuízo ao meio ambiente. Estima-se que, todos os anos, 58 bilhões de copos vendidos nestes locais sejam jogados fora. Foi pensando nisso que a cidade de Hannover, na Alemanha, decidiu tomar uma atitude sustentável e colocar um copo reutilizável no mercado.

O chamado Hannoccino (pegou a brincadeira entre Hannover e cappuccino?) é utilizado por uma rede de cafés e restaurantes credenciada no projeto (já são 150 lojas participantes!). Basta comprar uma bebida e pagar mais dois euros pelo copo para “ganhar” um Hannoccino. Depois de utilizado, ele pode ser devolvido em qualquer loja credenciada e a pessoa recebe os dois euros de volta. Genial, não?

“Mas os copos destas cafeterias não são recicláveis?”, você deve estar pensando. Pois é, todo mundo acha que sim, mas o que acontece é que este tipo acaba não sendo reciclado. Ele é fabricado com papel, mas tem uma fina lâmina de plástico o envolvendo para torná-lo à prova d’água. E aí a reciclagem fica complicada.

Os copos do Hannoccino (50 mil deles já estão em circulação) são fornecidos aos cafés e restaurantes pela Prefeitura, e a única exigência é que possuam uma máquina adequada para a higienização dos utensílios. O Hannoccino também conta com um app que mostra os endereços das lojas filiados ao projeto.

Fonte: Conexão Planeta.


Últimas

Notícias

Ubatuba instala coletores para bitucas nas praias da cidade

Iniciativa promove educação ambiental e transforma resíduos tóxicos em artesanato

02/05/2025
Notícias

Green Mining inaugura nova Estação Preço de Fábrica em SP

Iniciativa oferece remuneração via Pix pela entrega de materiais recicláveis

30/04/2025
Notícias

Embalagens plásticas mais vendidas demoram até 500 anos para se decompor

Ausência de padronização e baixo valor dos materiais exigem políticas públicas firmes

29/04/2025
Notícias

Bienal do Lixo une arte, cultura e educação ambiental em SP

Evento gratuito acontece em maio no Parque Villa Lobos, zona oeste da capital

28/04/2025