Cotonete é lixo reciclável?

25/05/2022

Imagem - Hastes plásticas não têm reciclabilidade e já há opções baratas e sustentáveis no mercado. Foto: Maksymilian Chalupko / shutterstock.com

Hastes plásticas não têm reciclabilidade e já há opções baratas e sustentáveis no mercado. Foto: Maksymilian Chalupko / shutterstock.com

Uma pergunta frequente em nossos canais de atendimento é: Recicla Sampa, cotonete é lixo reciclável?

Bom, vamos lá!

Cotonete de haste plástica é igual canudinho, vai? Não dá mais, né? É um hábito de consumo do século passado que precisamos abandonar com urgência. Plástico, é só para o que é muito necessário mesmo.

Afinal, apesar de serem recicláveis na teoria, as hastes plásticas não têm reciclabilidade na prática.  Ou seja, não interessam para o mercado da reciclagem.

Portanto, mesmo que você descarte corretamente, os cotonetes serão considerados rejeitos e vão parar nos aterros sanitários, com estimativa de uns quatro séculos para se decomporem no meio ambiente.

Isso sem contar que o hábito de limpar os ouvidos com essas hastes pode causar problemas sérios para o seu sistema auditivo. Consulte um médico especialista que ele vai te explicar os detalhes.

Enfim, se você por algum motivo profissional, higiênico ou estético ainda usa cotonetes, e sabemos que eles são fundamentais em algumas profissões, dê preferência às opções sustentáveis.

Já existem várias no mercado, a preços super acessíveis e até mesmo mais baratos que os tradicionais.

Texto produzido em 25/5/2022

 

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados