Recicla Sampa - CPTM quer tornar estação de trem sustentável em SP
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

CPTM quer tornar estação de trem sustentável em SP

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
A proposta é que haja mudanças nos equipamentos e nas estruturas da estação, que hoje conta com um alto número de pessoas circulando. Foto: Danilo Alves / Unsplash

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou abertura de chamada pública para tornar sua estação Vila Olímpia, da linha 9-Esmeralda, um espaço totalmente sustentável.

A proposta é que haja mudanças nos equipamentos e nas estruturas da estação, que hoje conta com um alto número de pessoas circulando. Porém, não estão previstas mudanças nas operações dos trens.

Jardins verticais, sistema de reutilização da água, utilização de energia solar, substituição do mobiliário por itens mais sustentáveis e até mesmo pontos de recarga para celular estão entre as alterações que devem ser implementadas com a proposta.

Hoje, a estação USP-Leste, da linha 12 Safira, é a única da cidade a contar com uma premissa sustentável. Segundo a CPTM, sua construção conta com uso racional de água, incluindo a captação de água da chuva. Em termos de energia elétrica, a maior parte da sua estrutura é iluminada por meio de luz natural.

Fonte: MetrôCPTM

Texto produzido em 10/12/2020


Últimas

Notícias

Mutirão Azul consolida 67 soluções baseadas no Oceano na COP30

Mapeamento fortalece agenda oceânica e inclui plano do Instituto Ecosurf

25/02/2026
Notícias

Operação Carnaval recicla 130 toneladas de resíduos em SP

Material teve como destino as cooperativas e garantiram renda para quem mais precisa

24/02/2026
Notícias

Europa vai proibir sachês em bares e restaurantes

Decisão integra pacote de medidas para reduzir embalagens de uso único no continente

23/02/2026
Notícias

Entenda por que o Japão é exemplo em reciclagem e economia circular

Modelo do país asiático une valores culturais, políticas públicas e educação ambiental

13/02/2026