Recicla Sampa - Cúpula da Ambição Climática: A hora de agir é agora
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Cúpula da Ambição Climática: A hora de agir é agora

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Evento reuniu um número maior do que o esperado de chefes de Estado, de ministras e ministros de todos os continentes. Foto: Onu

A Cúpula de Ambição Climática da ONU reuniu na última quarta-feira (20) um número maior do que o esperado de chefes de Estado, de ministras e ministros de todos os continentes em Nova Iorque (EUA).

O evento na sede da ONU contou com a ativa participação dos jovens, das defensoras e defensores do meio ambiente e dos direitos humanos, dos cientistas, e de líderes empresariais do mundo todo.

Durante a fala de abertura, António Guterres, secretário-geral da entidade, elogiou o engajamento dos ativistas ambientais, dos jovens e dos líderes locais, que conseguiram posicionar a ação climática no centro dos debates sobre o futuro da humanidade.

Para Guterres, a humanidade não tem mais tempo a perder e o momento de agir pela sustentabilidade ambiental do planeta é agora.

“Precisamos recuperar o tempo perdido com o atraso, a queda de braço e a ganância de interesses arraigados que lucram bilhões com os combustíveis fósseis”, discursou António.

“Ainda podemos limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau. Ainda podemos construir um mundo de ar puro, empregos verdes e energia limpa e acessível para todas as pessoas. O caminho a seguir é claro e ele foi forjado por pessoas lutadoras e pioneiras”, completou o secretário-geral.

A importância da reciclagem para o Acordo de Paris

Assinado em 2015 por 195 países membros da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima, o Acordo de Paris tem como objetivo limitar o aquecimento global a no máximo 2°C acima dos níveis pré-industriais.

E de acordo com o texto final do documento, a reciclagem é uma das ferramentas mais importantes para alcançar essa meta.

Mas como assim, Recicla?

O que tem a ver reciclagem com aquecimento global? De saída, a fabricação de materiais reciclados consome menos energia e, portanto, emite menos gases de efeito estufa do que a produção de matérias-primas virgens.

Além disso, a reciclagem reduz o volume de resíduos enviados para os aterros sanitários, o que também contribui para a redução das emissões desses gases, diretamente responsáveis pelo aquecimento global.

Ou seja, a reciclagem do lixo evita uma parte significativa dos processos de produção da indústria moderna.

Portanto, ao separar o lixo em dois (comum x reciclável) você ajuda diretamente no combate ao aquecimento global.

Por isso, a gente gosta sempre de dizer que cada um de nós carrega uma responsabilidade histórica e cada gesto, por mais simples que pareça, faz a diferença.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por ONU Brasil (@onubrasil)


Últimas

Notícias

Colégio Agostiniano Mendel é a primeira escola Lixo Zero de SP

Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste

18/09/2024
Notícias

Brasil aumenta importação de lixo reciclável

Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram

17/09/2024
Notícias

Comissão aprova inclusão de empresas de reciclagem no Simples Nacional

Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia

16/09/2024
Dicas de Reciclagem

Associação lança plataforma educativa sobre reciclagem de eletrônicos

Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo

13/09/2024