21 de Setembro de 2023,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A Cúpula de Ambição Climática da ONU reuniu na última quarta-feira (20) um número maior do que o esperado de chefes de Estado, de ministras e ministros de todos os continentes em Nova Iorque (EUA).
O evento na sede da ONU contou com a ativa participação dos jovens, das defensoras e defensores do meio ambiente e dos direitos humanos, dos cientistas, e de líderes empresariais do mundo todo.
Durante a fala de abertura, António Guterres, secretário-geral da entidade, elogiou o engajamento dos ativistas ambientais, dos jovens e dos líderes locais, que conseguiram posicionar a ação climática no centro dos debates sobre o futuro da humanidade.
Para Guterres, a humanidade não tem mais tempo a perder e o momento de agir pela sustentabilidade ambiental do planeta é agora.
“Precisamos recuperar o tempo perdido com o atraso, a queda de braço e a ganância de interesses arraigados que lucram bilhões com os combustíveis fósseis”, discursou António.
“Ainda podemos limitar o aumento da temperatura global a 1,5 grau. Ainda podemos construir um mundo de ar puro, empregos verdes e energia limpa e acessível para todas as pessoas. O caminho a seguir é claro e ele foi forjado por pessoas lutadoras e pioneiras”, completou o secretário-geral.
Assinado em 2015 por 195 países membros da Convenção da ONU sobre Mudança do Clima, o Acordo de Paris tem como objetivo limitar o aquecimento global a no máximo 2°C acima dos níveis pré-industriais.
E de acordo com o texto final do documento, a reciclagem é uma das ferramentas mais importantes para alcançar essa meta.
Mas como assim, Recicla?
O que tem a ver reciclagem com aquecimento global? De saída, a fabricação de materiais reciclados consome menos energia e, portanto, emite menos gases de efeito estufa do que a produção de matérias-primas virgens.
Além disso, a reciclagem reduz o volume de resíduos enviados para os aterros sanitários, o que também contribui para a redução das emissões desses gases, diretamente responsáveis pelo aquecimento global.
Ou seja, a reciclagem do lixo evita uma parte significativa dos processos de produção da indústria moderna.
Portanto, ao separar o lixo em dois (comum x reciclável) você ajuda diretamente no combate ao aquecimento global.
Por isso, a gente gosta sempre de dizer que cada um de nós carrega uma responsabilidade histórica e cada gesto, por mais simples que pareça, faz a diferença.
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo