30 de Novembro de 2023,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
A próxima Cúpula do Clima (COP 28) começa nesta quinta-feira (30) em Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos, e vai reunir representantes dos 198 países membros da Convenção da ONU sobre Mudanças Climáticas.
Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, aproximadamente 2,4 mil brasileiros devem participar do evento e formarão a maior comitiva já enviada pelo país à uma cúpula. Cerca de 400 são representantes do governo federal, sendo 12 ministros de Estado.
“Vamos com o compromisso de permitir o aumento máximo de 1,5ºC. Um compromisso de recursos para agenda de reparação de perdas e danos, com uma transição energética justa, olhando para países em desenvolvimento”, disse a ministra Marina Silva.
Divulgado antes da COP, um relatório da ONU indica que se as estratégias de longo prazo forem implementadas, as emissões de gases de efeito estufa podem ser cerca de 63% menores em 2050 do que em 2019.
Ainda segundo o documento, apesar de todos os problemas e dificuldades, há fortes indicativos de que o mundo começou a acordar e muitos países redobraram seus esforços no sentido de mitigar o impacto das atividades econômicas modernas.
“É hora de mostrar os enormes benefícios de uma ação climática mais ousada: mais empregos, salários mais altos, crescimento econômico, oportunidade e estabilidade, menos poluição e melhor saúde”, afirmou Simon Stiell, secretário-executivo da COP.
A correta gestão dos resíduos sólidos é fundamental no conjunto de ações que buscam minimizar o impacto dos gases do efeito estufa na atmosfera.
A reciclagem do lixo evita uma parte significativa dos processos de produção da indústria moderna.
Mas como assim, Recicla Sampa? Por exemplo, reciclar um material evita a extração de matérias-primas virgens ao mesmo tempo que economiza energia.
E todos esses processos produtivos atuais, direta ou indiretamente, geram partículas do mais nocivo dos gases do efeito estufa, o gás carbônico.
Isso sem contar que quanto mais resíduos nos aterros sanitários, mais gases na atmosfera.
Portanto, ao separar o lixo em dois (comum x reciclável) você ajuda diretamente no combate ao aquecimento global.
Por isso, a gente gosta sempre de dizer que cada um de nós carrega uma responsabilidade histórica e cada gesto, por mais simples que pareça, faz a diferença.
Iniciativa busca conscientizar crianças sobre gestão adequada deste tipo de resíduo
Descarte é gratuito e serão aceitos itens de todos os tamanhos, exceto pilhas e lâmpadas
Ações buscam promover Dia Mundial da Limpeza de Rios e Praias, celebrado em 20 de setembro
Setembro de Segunda Mão apresenta alternativas para reduzir impacto da indústria têxtil