Recicla Sampa - Dados e estatísticas sobre reciclagem no Brasil
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Dados e estatísticas sobre reciclagem no Brasil

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Organizamos um resumo para você ficar por dentro da situação da reciclagem no país. Foto: @role_sp

Um quarto das cidades brasileiras não tem coleta seletiva, é o que indica a última edição do Panorama dos Resíduos Sólidos, publicado recentemente pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (Abrelpe).

Ou seja, são cerca de 1400 municípios ainda sem nenhuma política pública que promova e incentive a separação do lixo reciclável entre a população.    

Ainda de acordo com o documento, aproximadamente 4.145 municípios apresentam alguma iniciativa de coleta seletiva, mas muitas vezes a prestação do serviço é limitada e insuficiente.

Além do já conhecido impacto ambiental, as estimativas da associação apontam que o país perde pelo menos R$ 14 bilhões todos os anos em resíduos recicláveis descartados em aterros sanitários e lixões irregulares.

Brasil: 80 milhões de toneladas de lixo

Os dados do último Diagnóstico de Manejo de Resíduos Sólidos Urbanos do Brasil revelam que o país gera mais de 80 milhões de toneladas de lixo todos os anos e recicla menos de 4%.

Na capital paulista, líder brasileira na geração de resíduos sólidos, cada cidadão gera em torno de meia tonelada de lixo por ano, 40% de todo esse lixo é descartado incorretamente e menos de 10% é reciclado.

Mais de 70% dos brasileiros não separam o lixo

Mais de 70% dos brasileiros não separam o lixo em comum e reciclável, é o que revela uma pesquisa do Ibope, em parceria com a Abrelpe e o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Ainda de acordo com os dados do estudo, 77% dos brasileiros sabem que boa parte dos plásticos, por exemplo, é lixo reciclável, mas a grande maioria ainda insiste em descartar esses resíduos de forma inadequada.

Cerca de 800 mil pessoas vivem da reciclagem no Brasil

Segundo levantamento do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), cerca de 800 mil agentes ambientais, popularmente conhecidos como catadores de lixo reciclável, estão em atividade no Brasil.

Os dados levantados pelo movimento indicam que pelo menos 70% são mulheres. Transformando aquilo que não serve mais para os outros em sua fonte de renda, esse exército de 500 mil trabalhadoras é peça fundamental para a construção de um mundo com equilíbrio ecológico.


Últimas

Notícias

Plataforma inclusiva busca impulsionar reciclagem no Brasil

Reciclar pelo Brasil atua com foco na regularização e profissionalização de cooperativas

28/05/2024
Notícias

Catadores se mobilizam pela reciclagem de papel no Brasil

Representantes da indústria e do governo federal receberam entidades do setor em Brasília

27/05/2024
Notícias

Coopercaps e colégio Portinari promovem coleta de lixo eletrônico

Urnas serão instaladas na próxima quarta-feira na instituição de ensino da zona sul

24/05/2024
Notícias

Enchentes devem gerar 47 milhões de toneladas de lixo no RS

Estimativas indicam cerca de 19 milhões de toneladas de escombros de casas e edifícios

23/05/2024