Recicla Sampa - Descubra uma Chicago que tem colocado a sustentabilidade em foco
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Descubra uma Chicago que tem colocado a sustentabilidade em foco

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
O que muita gente que visita a cidade dos arranhas-céus não sabe é que ela foi estruturada especialmente para preservar as áreas verdes. Foto: Chicago Travels & Tours

Referência internacional para a história do urbanismo, a cidade de Chicago, no meio- oeste dos Estados Unidos, é formada por prédios que são considerados verdadeiros ícones da arquitetura. No entanto, é na direção da sustentabilidade urbana que o poder público tem mirando. Desde os anos 2000, um conjunto de esforços estão em ação para transformar o município em um exemplo do segmento entre as cidades americanas. Tecnologias de menor impacto ambiental, plantio massivo de árvores, novos parques e tetos verdes são algumas das ações que a Prefeitura tem colocado em prática nos últimos anos.

O que muita gente que visita a cidade dos arranhas-céus não sabe é que ela foi estruturada especialmente para preservar as áreas verdes. É isso que a agência Chicago Travel & Tours quer mostrar aos seus turistas. “Eles acabam descobrindo, por exemplo, que uma das ruas mais famosas de Chicago, onde as pessoas fazem compras, possui uma parte subterrânea para o tráfego de serviços”, explica Ediana Braham, fundadora da agência.

Não só as ruas subterrâneas, mas muito do que se vê hoje na cidade faz parte de um plano visionário do arquiteto Daniel Burnham, de 1909. Em virtude do chamado Grande Incêndio de Chicago, que destruiu a cidade no final do século XIX, Burnham colocou seu projeto em prática na reconstrução da cidade. Os túneis sob as ruas, por exemplo, são frutos de uma previsão do arquiteto de que o trânsito seria um dos grandes problemas das cidades modernas.

É por lá que a logística de serviços acontece. Por ela passam veículos que transportam cargas pesadas e que realizam a coleta de lixo e correspondência, por exemplo. Além disso, priorizar o verde e o contato com a natureza também esteve entre as premissas do plano, que viabilizou mais de 570 parques que formam sua estrutura. “Chicago respira esse plano, ele é a base para entender a cidade, por isso sempre mencionamos o arquiteto em nossos tours”, defende Ediana.

Na cidade, mais de sete milhões de metros quadrados são destinados aos tetos verdes, de acordo com dados oficiais. A medida foi tomada visando uma série de benefícios sustentáveis, como redução de temperatura interna, diminuição nos gatos de energia e redução nas emissões de carbono no ar, por exemplo. “Todos os nossos modelos de tours contam com a visitação ao maior teto verde da cidade. Ele é muito interessante para locais com temperaturas extremas como Chicago”, conta Ediana.

Roteiros personalizados

Foi pensando na importância de se falar sobre sustentabilidade e de compartilhar as boas práticas da cidade que Ediana incluiu pontos turísticos sustentáveis nos diversos pacotes disponíveis pela Agência. Especializada em passeios privativos, os serviços são personalizados de acordo com as preferências de cada visitante.

“Temos diversos modelos, o Casadinho é o mais indicado para esse tipo de turismo”, explica. O passeio conta com duas horas de carro, em que são visitadas as áreas mais distantes da cidade, e duas horas de caminhada, que acontecem precisamente no centro da cidade, onde os turistas podem visitar a parte subterrânea. "Esse é de longe um dos tours mais interessantes devido à sua diversidade", conta.

Com cerca de sete diferentes passeios disponíveis em português, espanhol ou inglês, os ingressos podem ser reservados diretamente no site da agência, que também conta com opções de tours em grupo.  

Blue Cart

Reduzir o lixo também está entre os objetivos da cidade que promete ser referência no quesito sustentabilidade. Diminuir as emissões de gases e minimizar o espaço utilizado nos aterros sanitários estão entre os compromissos da Prefeitura, que oferece aos moradores serviços de coleta seletiva para gestão dos resíduos. O programa Blue Cart, ou carrinho azul, é o principal serviço do município que gerencia a coleta domiciliar para aproximadamente 600 mil residências. O programa consiste na implementação de lixeiras azuis nos condomínios e residências para o armazenamento e descarte de resíduos passíveis de reciclagem.

Além de gerenciar os resíduos, ele também fomenta a educação ambiental. “Desde que me mudei para cá, sempre separei meu lixo. É como uma obrigação: tem a lixeira disponível, por que não vou separar?”, conta Caio Carlini. Morador de Chicago há quatros anos, o jovem explica que a medida está enraizada na cultura de quem mora na cidade. “As pessoas aqui já estão acostumadas a esse processo. E vou te dizer: minha lata de recicláveis é sempre mais cheia do que a de lixo comum”, diz.

Assim como em São Paulo, a cidade possui caminhões diferentes que fazem a coleta de lixo comum e recicláveis em dias alternados. De acordo com a Prefeitura, o material recolhido é levado para um centro de reciclagem onde são separados e vendidos para a indústria.

Projeto Sustain Chicago

Práticas e ações que podem ajudar cada um dos munícipes a viver com maior responsabilidade ambiental estão reunidas no Sustain Chicago. Criado pela Prefeitura em 2018, o projeto oferece dicas de comportamento nas mais diversas áreas, como energia, água, transporte, desenvolvimento econômico e também lixo. O objetivo é ensinar as pessoas a viverem de forma mais sustentável.

Texto produzido em 01/05/2019


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024