11 de Agosto de 2021,16h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O descarte de bitucas de cigarro nas ruas e calçadas é aparentemente algo inofensivo e vinculado à poluição visual, mas esse péssimo costume de alguns brasileiros pode ser nocivo para o meio ambiente.
Foi pensando numa alternativa sustentável para ajudar a minimizar esse impacto que a empresa Coletor Ambiental desenvolveu um sistema de gerenciamento para todas as etapas do processo de coleta e destinação correta deste tipo de resíduo.
Assim que a empresa é contratada, é executada a instalação de bituqueiras, onde os fumantes podem descartar os cigarros.
Depois, é feita a coleta do material, que é enviado para a Conspizza, uma usina de reciclagem parceira do projeto e instalada no Paraná.
A última fase é a transformação das bitucas em um revestimento vegetal para o solo, que misturado a outros componentes e sementes transforma-se em grama. Esse composto orgânico é plantado em encostas para protegê-las da erosão.
Gerente de Negócios da Coletor Ambiental, Ane Elise Nicolai conta que todos os componentes das bitucas são reaproveitados.
O filtro, por exemplo, é transformado em algodão e serve como uma camada para a aplicação do fertilizante no terreno.
“Usamos o produto final em áreas degradadas, taludes, entre outros espaços. Ou seja, sempre em áreas que não é possível o plantio, apenas a recuperação de solo", explica Ane Elise.
As bitucas de cigarro ainda são pouco recicladas no Brasil. Grande parte disso deve-se ao descarte incorreto.
Segundo pesquisa do Mundo SEM Bitucas, movimento que busca conscientizar fumantes e não fumantes sobre os impactos desse material no meio ambiente, cerca de 60% dos usuários têm o hábito de descartar, sem cuidado, esses microlixos.
As mais de 4,7 mil substâncias tóxicas contidas no cigarro causam danos ambientais enormes nas florestas, nos rios e nos oceanos.
Apenas duas bitucas podem poluir tanto quanto um litro de esgoto doméstico, de acordo com estudos feitos pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP).
Portanto, se você é fumante, descarte corretamente suas bitucas: sempre no lixo comum, nunca no reciclável.
Texto produzido em 11/8/2021
Saiba como a reciclagem ajuda a conter a crise climática e o aquecimento global
Evento é um espaço para experiências de negócios e fortalecimento da Reciclagem Popular
Catadora, negra e semi-analfabeta, escritora foi uma artista brasileira de espírito livre
Falta de consenso resultou em convocação de uma nova reunião para 2025