19 de Dezembro de 2020,07h30
Veja outros artigos relacionados a seguir
Duas das maiores fabricantes de bebidas do mundo, a Ambev e a Red Bull, tem se destacado quando o assunto é sustentabilidade nos negócios. Elas se reuniram em um evento sobre sustentabilidade chamado Congresso Ambiental da VIEX, realizado em são Paulo, para falar sobre os programas ambientais que têm mudado a realidade de comunidades e produtores rurais em diferentes lugares do Brasil.
Em suas ações ambientais, a Ambev valoriza os diálogos com a comunidade local para juntos agirem em favor da natureza e do crescimento sustentável e econômico da região. Na cidade de Viamão, no Rio Grande do Sul, por exemplo, a multinacional conta com uma cervejaria que tem como vizinhos pequenos produtores de arroz. Eles usavam a água da Lagoa dos Patos, maior complexo lagunar da América Latina, para irrigar a plantação.
Pensando em poupar recursos hídricos do manancial, Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da empresa, contou que foi proposto à comunidade utilizar a água tratada na cervejaria para irrigar a plantação de arroz.
“A iniciativa foi aceita, e com isso 3,5 mil m³ de água deixaram de ser captados diariamente da Lagoa. Esse volume equivale ao consumo mensal de 555 pessoas”.
Já no Nordeste do país, a companhia conseguiu levar água para as torneiras dos moradores da região semiárida. Para isso, a Ambev criou a marca de água AMA, comercializada em todo o território nacional. Todo o seu lucro é destinado para a ampliação da distribuição de água potável nas áreas do Brasil que carecem desse recurso.
A última ação para arrecadação de fundos para esse projeto no Nordeste foi a AMA ter sido escolhida para ser a água oficial da Copa América. Toda a renda das vendas do produto foram doadas integralmente para os 28 projetos de distribuição de água em todos os nove estados que compõem o semiárido brasileiro.
“Há uma região do Ceará que antes os moradores caminhavam horas para buscar água no açude mais próximo e agora eles não precisam mais fazer isso, ganharam mais tempo no dia a dia”, explicou.
Assim como a Ambev, a multinacional de bebidas energéticas Red Bull também possui ações para ajudar a disseminar práticas sustentáveis pelo país. A tática para movimentar o tema na sociedade brasileira é apostar na realização de oficinas, workshops e eventos.
Promoção de evento é o ponto forte da empresa, que já é conhecida internacionalmente por seus patrocínios em esportes radicais e de automobilismo, que agora dá mais atenção à sustentabilidade no país.
Eduarda Dworakowski, gerente de qualidade e sustentabilidade da marca, disse ser necessário selar o compromisso sustentável, já que a empresa é estrangeira e não possui produtos fabricados nacionalmente. “Seria muito chato da nossa parte ignorarmos a preocupação ambiental com o Brasil, já que os brasileiros consomem bastante nossas bebidas”, disse.
A profissional contou que a Red Bull procura promover ações sempre abordando a questão da reciclagem e reutilização. Em maio, por exemplo, a empresa promoveu em São Paulo um workshop para reutilizar e reciclar resíduos eletrônicos. Já em julho, fez uma oficina sobre reciclagem de roupas.
“Por meio dos eventos, queremos dar asas para a sustentabilidade crescer no Brasil”, reforçou a executiva.
Texto produzido em 16/01/2020
São 952 projetos que buscam fortalecer economia circular e inclusão dos catadores
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica
Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa
Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões