Encontro Lixo Zero discute, a partir de 25 de maio, impacto do resíduo em SP

25/05/2020

Imagem - A iniciativa reúne os melhores especialistas em resíduos sólidos e meio ambiente para debater sobre a questão do lixo na capital paulista. Foto: Fabrício Pereira / Pixabay

A iniciativa reúne os melhores especialistas em resíduos sólidos e meio ambiente para debater sobre a questão do lixo na capital paulista. Foto: Fabrício Pereira / Pixabay

Todo ano acontece em maio na capital paulista e em várias cidades do país o evento “Encontro Lixo Zero”, que é realizado pelo Instituto Lixo Zero e a Casa Causa, empresa que organiza a ação e conta com o apoio da ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável). A iniciativa reúne os melhores especialistas em resíduos sólidos e meio ambiente para debater sobre a questão do lixo na capital paulista.

Devido ao cenário atual causado pela pandemia do coronavírus, a ação será realizada esse ano de forma virtual entre os dias 25 e 29 de maio. Agentes públicos, ativistas e empreendedores sociais estarão reunidos para propor soluções em torno do tema escolhido para essa edição: “Lixo, sintoma do quê?”.

“Escolhemos essa provocação, sobre os ‘sintomas’ do lixo, porque saúde, gestão de resíduos e saneamento são questões totalmente interligadas. A urgência de soluções sobre a gestão do lixo ficou ainda mais evidente durante a pandemia”, explica Flávia Cunha, embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil e sócia da Casa Causa.

Com cinco painéis e nove rodas de conversa, a programação traz um olhar abrangente sobre a gestão de resíduos, economia circular e as melhorias necessárias na cidade de São Paulo. Assuntos como reciclagem, embalagens sustáveis, consumo consciente, legislação ambiental, planejamento urbano, novas tecnologias de reaproveitamento, entre outros serão discutidos durante os cinco dias de evento.

A iniciativa contará com a presença de representantes de destaques nos setores público, empresarial e socioambiental. No painel de abertura, por exemplo, no dia 25 de maio, haverá a participação do presidente da Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), Edson Tomaz de Lima Filho, e dos vereadores Gilberto Natalini (vereador pelo Partido Verde), Soninha Francine (vereadora pelo Cidadania) e Eliseu Gabriel (PSB), com moderação da jornalista Adriana Couto, da TV Cultura. Todos debaterão o tema “Um mundo sem lixo é possível!”

Para ter acesso a programação completa dos cinco dias do evento, além de fazer a inscrição gratuita, basta acessar o site da Casa Causa. Os inscritos receberão um link de acesso para participar das atividades. A cada dia haverá painéis de cerca de 1h30 min, além de rodas de conversa com duração de aproximadamente 1 hora, onde será possível a maior interação entre os participantes sobre os assuntos escolhidos.

Fonte: Casa Causa

Texto produzido em 25/05/2020

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados