09 de Janeiro de 2024,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Todo mundo sabe que nos meses mais quentes fortes tempestades atingem a cidade de São Paulo.
Mas muita gente não sabe que o lixo descartado incorretamente ou colocado nas calçadas de forma inadequada é um dos principais responsáveis pelos alagamentos da capital.
Por exemplo, se em um dia de chuva forte você descarta o lixo muito antes do horário do caminhão passar, os resíduos podem ser arrastados pela força das águas.
Assim, eles vão entupir as grades das bocas de lobo, os famosos bueiros, e impedir a água de escoar para as tubulações.
Isso sem contar que o lixo também acaba entupindo os poços de visita, aquelas tampas metálicas redondas que vedam as tubulações para receber a chuva.
De acordo com as equipes da Prefeitura de São Paulo, os materiais mais encontrados nos bueiros e poços de visita são embalagens plásticas, longa vida, sacolas e pequenos resíduos urbanos em geral.
Enfim, assim como na questão da reciclagem, precisamos assumir a responsabilidade pela forma como descartamos os resíduos que geramos.
Para te ajudar a ser um cidadão responsável ambientalmente, temos duas orientações simples!
1 - Nunca jogue lixo no chão. A gente sabe que isso já é batido, mas não custa ressaltar. Por sinal, se você tiver um resíduo reciclável para descartar, evite jogar nas lixeiras verdes instaladas nas ruas, pois eles serão encaminhados aos aterros. O ideal é procurar um Ponto de Entrega Voluntária ou levar com você e descartar em casa, na coleta seletiva domiciliar.
2 – Em dias com previsão de chuva forte, os sacos de resíduos devem ser colocados nas calçadas o mais próximo possível do horário do caminhão.
Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas
Organização aproveita férias de julho para convocar participação da garotada
Mutirão em São Mateus distribuiu EPIs, ofereceu atendimentos e acolheu trabalhadores
Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos