Recicla Sampa - Escoceses criam óleo de borra de café para substituir o de dendê
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Escoceses criam óleo de borra de café para substituir o de dendê

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Inventores Scott Kennedy e Fergus Moore incentivam que multinacionais parem de consumir substâncias oleaginosas originárias do desmatamento. Foto: Dean Moutharopoulos / Chivas Venture

Você pode não saber, mas o óleo de palma, também conhecido como óleo de dendê, é uma substância bastante presente em seu dia a dia: seja nos alimentos como margarinas, chocolates ou até mesmo nos cosméticos. Infelizmente, sua extração gera um grande impacto ambiental, por desmatar as florestas tropicais, principalmente nas regiões da Indonésia e da Malásia, que são as maiores produtoras.  

Pensando nisso, os empresários escoceses Scott Kennedy e Fergus Moore criaram um óleo à base de borras de café para substituir o de palma e outros que estejam desmatando florestas pelo mundo. A ideia dos empreendedores surgiu ainda na faculdade, época também em que trabalhavam em uma cafeteria. Cansados de ver que sobras de cafés iam direto para aterros sanitários, os amigos criaram um óleo a partir do material.

Cooperativas locais coletam as borras de café em cafeterias, escritórios e diversos locais. Todo o esforço dos empresários já garantiu para a dupla o título de “Jovens Empresários Escoceses do Ano”. Com isso, ganharam ainda a quantia de 235 mil libras esterlinas.

“Isso é um incentivo para que possamos construir um negócio local e expandirmos para diferentes países do mundo”, afirmou Moore, um dos criadores, aos jornais regionais.

Com a criação, eles aproveitaram para fundar a startup Revive Eco. Animados, os empresários querem levar a invenção para a indústria alimentícia, farmacêutica e de beleza, incentivando que as multinacionais parem de consumir substâncias oleaginosas originários de desmatamento.

Fonte: BBC

Texto produzido em 04/12/2019


Últimas

Notícias

Indicadores de coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024
Notícias

Reciclagem não é solução para crise do lixo plástico

Relatório revela que fabricantes reconhecem ineficiência da circularidade há décadas

20/02/2024