06 de Fevereiro de 2020,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Você pode não saber, mas o óleo de palma, também conhecido como óleo de dendê, é uma substância bastante presente em seu dia a dia: seja nos alimentos como margarinas, chocolates ou até mesmo nos cosméticos. Infelizmente, sua extração gera um grande impacto ambiental, por desmatar as florestas tropicais, principalmente nas regiões da Indonésia e da Malásia, que são as maiores produtoras.
Pensando nisso, os empresários escoceses Scott Kennedy e Fergus Moore criaram um óleo à base de borras de café para substituir o de palma e outros que estejam desmatando florestas pelo mundo. A ideia dos empreendedores surgiu ainda na faculdade, época também em que trabalhavam em uma cafeteria. Cansados de ver que sobras de cafés iam direto para aterros sanitários, os amigos criaram um óleo a partir do material.
Cooperativas locais coletam as borras de café em cafeterias, escritórios e diversos locais. Todo o esforço dos empresários já garantiu para a dupla o título de “Jovens Empresários Escoceses do Ano”. Com isso, ganharam ainda a quantia de 235 mil libras esterlinas.
“Isso é um incentivo para que possamos construir um negócio local e expandirmos para diferentes países do mundo”, afirmou Moore, um dos criadores, aos jornais regionais.
Com a criação, eles aproveitaram para fundar a startup Revive Eco. Animados, os empresários querem levar a invenção para a indústria alimentícia, farmacêutica e de beleza, incentivando que as multinacionais parem de consumir substâncias oleaginosas originários de desmatamento.
Fonte: BBC
Texto produzido em 04/12/2019
Ferramenta evidencia perfil socioeconômico das cidades como fator decisivo na avaliação
Iniciativa reflete compromisso com sustentabilidade e serve de exemplo para outras cidades
Mundo gera cerca de 2 bilhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos por ano
Organizamos um passo a passo para ajudar a população da capital paulista