Escoceses criam óleo de borra de café para substituir o de dendê

06/02/2020

Imagem - Inventores Scott Kennedy e Fergus Moore incentivam que multinacionais parem de consumir substâncias oleaginosas originárias do desmatamento. Foto: Dean Moutharopoulos / Chivas Venture

Inventores Scott Kennedy e Fergus Moore incentivam que multinacionais parem de consumir substâncias oleaginosas originárias do desmatamento. Foto: Dean Moutharopoulos / Chivas Venture

Você pode não saber, mas o óleo de palma, também conhecido como óleo de dendê, é uma substância bastante presente em seu dia a dia: seja nos alimentos como margarinas, chocolates ou até mesmo nos cosméticos. Infelizmente, sua extração gera um grande impacto ambiental, por desmatar as florestas tropicais, principalmente nas regiões da Indonésia e da Malásia, que são as maiores produtoras.  

Pensando nisso, os empresários escoceses Scott Kennedy e Fergus Moore criaram um óleo à base de borras de café para substituir o de palma e outros que estejam desmatando florestas pelo mundo. A ideia dos empreendedores surgiu ainda na faculdade, época também em que trabalhavam em uma cafeteria. Cansados de ver que sobras de cafés iam direto para aterros sanitários, os amigos criaram um óleo a partir do material.

Cooperativas locais coletam as borras de café em cafeterias, escritórios e diversos locais. Todo o esforço dos empresários já garantiu para a dupla o título de “Jovens Empresários Escoceses do Ano”. Com isso, ganharam ainda a quantia de 235 mil libras esterlinas.

“Isso é um incentivo para que possamos construir um negócio local e expandirmos para diferentes países do mundo”, afirmou Moore, um dos criadores, aos jornais regionais.

Com a criação, eles aproveitaram para fundar a startup Revive Eco. Animados, os empresários querem levar a invenção para a indústria alimentícia, farmacêutica e de beleza, incentivando que as multinacionais parem de consumir substâncias oleaginosas originários de desmatamento.

Fonte: BBC

Texto produzido em 04/12/2019

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados