Escova de dente é reciclável, mas não tem reciclabilidade

31/05/2022

Imagem - Entenda porque as escovas de dente ainda não são recicladas em larga escala no Brasil. Foto: Audrius Merfeldas / shutterstock.com

Entenda porque as escovas de dente ainda não são recicladas em larga escala no Brasil. Foto: Audrius Merfeldas / shutterstock.com

Muita gente pergunta se escova de dente é reciclável. Sim, o cabo plástico e as cerdas são na teoria recicláveis! Essa é a boa notícia.

Mas calma, não se empolga e já sai descartando sua escova no lixo reciclável, porque a chance dela ser considerada rejeito e ir parar no aterro sanitário é muito maior do que a chance dela ser reciclada.

Afinal, nem tudo o que é reciclável tem reciclabilidade. Isso quer dizer que apesar de serem recicláveis, existem resíduos que ainda não interessam para o mercado da reciclagem e esse é o caso das escovas de dente.

Alguns tipos de plástico possuem uma complexidade maior no seu processo de transformação. As escovas, por exemplo, principalmente as mais modernas, são fabricadas com diferentes tipos de materiais.

As cerdas podem ser feitas de um tipo de plástico e o cabo, que muitas vezes contém borracha, de outro tipo de plástico.

E no contexto da reciclagem, tudo o que é produzido em diferentes materiais torna a reciclabilidade mais cara e mais complicada, já que é preciso separar esses componentes, seja manualmente, seja mecanicamente.

Por isso dizemos que as escovas de dente, apesar de serem recicláveis, ainda não tem reciclabilidade.

Alternativas Sustentáveis

Se você ficou chocado com essa informação e quer fazer alguma coisa, as opções atualmente são duas.

A primeira é procurar uma empresa ou iniciativa que faça a coleta deste tipo de resíduo.

Existem iniciativas bem interessantes em andamento, mas nenhuma delas garante a reciclagem das escovas de dente em larga escala.

A segunda é optar por escovas de dente sustentáveis. Já existem opções bem bacanas no mercado, a preços super acessíveis.

Ao mesmo tempo, é importante cobrar dos nossos fabricantes preferidos que implantem projetos nacionais de logística reversa e que se responsabilizem pelos produtos que colocam no mercado.  

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados