Recicla Sampa - Estômago mecânico gera energia para cidade na Austrália
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Estômago mecânico gera energia para cidade na Austrália

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Estômago Mecânico Australiano. Foto: RichGro / divulgação

Um estômago mecânico gigante está transformando toneladas de resíduos de alimentos coletados em restaurantes e supermercados em energia na região de Perth, capital da Austrália Ocidental.

O digestor anaeróbico aquece os alimentos, retém seu gás metano e gera eletricidade suficiente para abastecer aproximadamente três mil casas na cidade de Cockburn.

Responsável pelo departamento de gestão de resíduos do município, Clare Courtauld conta que a iniciativa foi idealizada para minimizar o impacto dos gases nocivos gerados pelos resíduos orgânicos nos aterros.

"Se o desperdício global de alimentos fosse um país, ele seria na verdade o terceiro maior emissor de gases do efeito estufa do mundo”, revela Clare.

De acordo com os dados oficiais, a cidade já reciclou 43 toneladas de resíduos e os aterros da região deixaram de emitir 81 toneladas de gases na atmosfera.

Primeiro do tipo a operar no hemisfério sul, o estômago mecânico teve um custo aproximado de US$ 8 milhões e foi instalado em uma das sedes da empresa de fertilizantes RichGro.

Diretor administrativo da organização, Tim Richards conta que o aparelho replica mecanicamente um estômago humano e fala do passo a passo do processo.

"Os caminhões recolhem e depositam os restos de comida. Em seguida, os resíduos passam por um maquinário que elimina qualquer embalagem ou resto de embalagem que possa contaminar o resultado final. Então o lixo orgânico é aquecido e gera gás o metano, que nós capturamos para gerar a energia”, explica Tim.

“Além disso, o processo gera um líquido certificado como um fertilizante orgânico de excelente qualidade, que é vendido aos agricultores da região”, completa Richards.

A tecnologia de bioenergia tem um futuro promissor e está crescendo não apenas na Austrália, mas no mundo todo. A biomassa é uma fonte de energia renovável, gera poucos poluentes e cada vez mais representa uma alternativa para as fontes de energia convencionais da matriz energética mundial.

Texto produzido em 19/05/2021


Últimas

Notícias

Dia Mundial dos Catadores de Lixo Reciclável celebra luta da categoria

Data promove reflexão sobre responsabilidade coletiva em dar dignidade aos trabalhadores

01/03/2024
Notícias

Cidades do futuro e os caminhos para um mundo sustentável

Demandas apontam para harmonia entre desenvolvimento urbano e preservação ambiental

29/02/2024
Notícias

Projeto de lei quer celulares com baterias removíveis e substituíveis

Regra evitaria que milhões de aparelhos sejam inutilizados e descartados precocemente

28/02/2024
Dicas de Reciclagem

Como a reciclagem do lixo ajuda o meio ambiente

Entenda por que separar corretamente o lixo reciclável contribui para um mundo sustentável

27/02/2024