Recicla Sampa - Estômago mecânico gera energia para cidade na Austrália
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Estômago mecânico gera energia para cidade na Austrália

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Estômago Mecânico Australiano. Foto: RichGro / divulgação

Um estômago mecânico gigante está transformando toneladas de resíduos de alimentos coletados em restaurantes e supermercados em energia na região de Perth, capital da Austrália Ocidental.

O digestor anaeróbico aquece os alimentos, retém seu gás metano e gera eletricidade suficiente para abastecer aproximadamente três mil casas na cidade de Cockburn.

Responsável pelo departamento de gestão de resíduos do município, Clare Courtauld conta que a iniciativa foi idealizada para minimizar o impacto dos gases nocivos gerados pelos resíduos orgânicos nos aterros.

"Se o desperdício global de alimentos fosse um país, ele seria na verdade o terceiro maior emissor de gases do efeito estufa do mundo”, revela Clare.

De acordo com os dados oficiais, a cidade já reciclou 43 toneladas de resíduos e os aterros da região deixaram de emitir 81 toneladas de gases na atmosfera.

Primeiro do tipo a operar no hemisfério sul, o estômago mecânico teve um custo aproximado de US$ 8 milhões e foi instalado em uma das sedes da empresa de fertilizantes RichGro.

Diretor administrativo da organização, Tim Richards conta que o aparelho replica mecanicamente um estômago humano e fala do passo a passo do processo.

"Os caminhões recolhem e depositam os restos de comida. Em seguida, os resíduos passam por um maquinário que elimina qualquer embalagem ou resto de embalagem que possa contaminar o resultado final. Então o lixo orgânico é aquecido e gera gás o metano, que nós capturamos para gerar a energia”, explica Tim.

“Além disso, o processo gera um líquido certificado como um fertilizante orgânico de excelente qualidade, que é vendido aos agricultores da região”, completa Richards.

A tecnologia de bioenergia tem um futuro promissor e está crescendo não apenas na Austrália, mas no mundo todo. A biomassa é uma fonte de energia renovável, gera poucos poluentes e cada vez mais representa uma alternativa para as fontes de energia convencionais da matriz energética mundial.

Texto produzido em 19/05/2021


Últimas

Notícias

Agostiniano Mendel sedia 2º Congresso Nacional Escolas Lixo Zero

Colégio de SP é o primeiro de grande porte com a certificação ambiental no Brasil

25/04/2025
Notícias

Decreto autoriza importação de lixo reciclável e gera reação

Medida abre exceções à proibição prevista em lei e ameaça trabalho dos catadores

24/04/2025
Notícias

Embalagem de macarrão tem baixa reciclabilidade no Brasil

Plástico BOPP é rejeito para 90% das cooperativas do país

23/04/2025
Notícias

Ambev e Polen investem R$ 12 milhões em centros de reciclagem

Projeto inclui hubs em três regiões do país e apoio direto a catadores e cooperativas

22/04/2025