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Estudantes brasileiros fabricam telhas com gesso e palha de coqueiro

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O protótipo se tornou finalista do Prêmio Resposta para o Amanhã, iniciativa mundial da Samsung. Foto: Samsung / Divulgação

Três alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Tempo Integral Tristão de Barros, em Currais Novos, no sertão do Rio Grande do Norte, criaram telhas feitas com gesso e palha de coqueiro. Além de ser um novo invento em prol do meio ambiente, o produto é mais eficiente do que aquele feito tradicionalmente de argila.

O protótipo se tornou finalista do Prêmio Resposta para o Amanhã, iniciativa mundial da Samsung que desafia estudantes e docentes da rede público de ensino de todo o país a criarem algo para solucionar problemas locais.

Solução regional

A cidade de Currais Novos fica localizada na região Seridó, um local seco e que costuma registrar altas temperaturas. O município tem cerca de 45 mil habitantes e está a 172 km de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Os alunos encontraram no produto sustentável uma solução eficiente e com materiais que causam menos danos ao meio ambiente, além de reter o calor do sol.

O invento é composto por água, cola, gesso, palha de coqueiro e pó de madeira, além da utilização de garrafa PET para ajudar a moldar a telha. Os estudantes começaram a trabalhar no projeto em 2019 e fizeram alguns ajustes para conseguir avançar nos estudos nesse período de isolamento social.

Para comparar o funcionamento e qualidade, os alunos construíram em seus quintais duas estruturas de tijolos, com cerca de 60 cm de altura cada uma. Em uma, foi colocado o produto tradicional de argila e, na outra, o material ecológico.

“Os alunos realizaram as medições das temperaturas frequentemente ao longo do dia e constataram que a telha de material reciclável deixa a temperatura do ambiente 2ºC mais baixa do que as telhas comuns. As novas telhas também foram aprovadas no teste de imersão na água por 24h, para detectar quanto elas absorviam”, contou Vanessa Cristina de Medeiros Silva, professora de química da escola.

“Cumprimos nosso objetivo de desenvolver uma telha sustentável e mais eficiente do que as de argila que são produzidas em larga escala na nossa região que, além de não serem boas isolantes térmicas, ocasionam sérios problemas ambientais, como erosão e modificação da paisagem para extrair argila e desmatamento para coleta de lenha em seu processo de queima. Elas também liberam uma grande quantidade de gás carbônico na atmosfera, contribuindo para o aumento da temperatura do planeta”, completou a professora.

“O projeto é um exemplo da capacidade do Prêmio Respostas para o Amanhã de dar oportunidade para jovens de todo o Brasil desenvolverem soluções para importantes demandas locais. Os estudantes criaram telhas com material reciclável que assegura padrões de produção e consumo sustentáveis, propondo medidas para combater a mudança do clima e seus impactos e, ao mesmo tempo, tornar as cidades mais inclusivas, seguras e sustentáveis”, afirmou Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.

“Todos ganham quando o conhecimento trabalhado na escola extrapola seus muros e são mobilizados para buscar soluções para problemas vivenciados em seu território. O projeto desenvolvido no Rio Grande do Norte mostra que, com criatividade e com os recursos necessários, educadores e estudantes são capazes de se reinventar para garantir as aprendizagens a que todos têm direito”, avaliou Ana Cecília Chaves Arruda, Coordenadora de Programas e Projetos do CENPEC Educação, organização responsável pela coordenação técnica do Prêmio Respostas para o Amanhã.

Fonte: Ciclo Vivo

Texto produzido em 19/11/2020


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