Recicla Sampa - Estudantes paulistanos transformam lixo reciclável em brinquedos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Estudantes paulistanos transformam lixo reciclável em brinquedos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Projeto une conscientização ambiental e criatividade em escola municipal da capital. Foto: Divulgação - Prefeitura de São Paulo / educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br

Alunos da E.M Prof. Luiz David Sobrinho e seus familiares participaram de um trabalho de conscientização ambiental promovido pela Prefeitura de São Paulo e transformaram lixo reciclável em brinquedos na zona norte da cidade.

Parte do programa Mais Educação São Paulo, os projetos Reciclando e Aprendendo e Reciclando a Matemática promoveram o reaproveitamento dos resíduos de forma lúdica e deram aos estudantes a oportunidade de explorar a criatividade e entender a importância de reduzir a quantidade de lixo.   

No Reciclando e Aprendendo, o foco é a produção de brinquedos a partir do lixo reciclável.

No Reciclando a Matemática, a garotada criou jogos matemáticos com os resíduos.

Participaram cerca de 60 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e as aulas temáticas estão previstas para continuarem em andamento durante o ano.

Os materiais recicláveis utilizados nas atividades foram levados pelos estudantes e pelos professores: garrafa pet, papelão, tetrapack, caixa de sabão em pó, potes de amaciante, entre outros.

De acordo com a equipe responsável pela iniciativa, a proposta foi unir sustentabilidade com combate à evasão escolar, que cresceu muito devido às restrições impostas pela pandemia.

“Eles estão aprendendo novos hábitos de conservação, sustentabilidade, a dividir com o amigo e a partilhar o que amigo não tem. Tem sido bem gratificante”, comemora Daniela Fonseca, professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.  

“Nossas crianças e jovens devem entender essa responsabilidade de guardar, reciclar e ressignificar os itens que podem ser transformados”, completa Daniela.

Texto produzido em 30/5/2022


Últimas

Notícias

Julho Sem Plástico convida a repensar hábitos de consumo

Campanha global propõe reflexão sobre impacto do lixo plástico nos ecossistemas

04/07/2025
Notícias

SeaShepherd Brasil organiza mutirões no litoral de SP

Organização aproveita férias de julho para convocar participação da garotada

03/07/2025
Notícias

Conexão cidadã leva saúde e dignidade a catadores da zona leste

Mutirão em São Mateus distribuiu EPIs, ofereceu atendimentos e acolheu trabalhadores

02/07/2025
Notícias

Comunidades se unem contra poluição plástica

Ferramenta criada com ajuda da ONU apoia ações locais de proteção dos recursos hídricos

30/06/2025