Recicla Sampa - Estudantes paulistanos transformam lixo reciclável em brinquedos
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Estudantes paulistanos transformam lixo reciclável em brinquedos

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Projeto une conscientização ambiental e criatividade em escola municipal da capital. Foto: Divulgação - Prefeitura de São Paulo / educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br

Alunos da E.M Prof. Luiz David Sobrinho e seus familiares participaram de um trabalho de conscientização ambiental promovido pela Prefeitura de São Paulo e transformaram lixo reciclável em brinquedos na zona norte da cidade.

Parte do programa Mais Educação São Paulo, os projetos Reciclando e Aprendendo e Reciclando a Matemática promoveram o reaproveitamento dos resíduos de forma lúdica e deram aos estudantes a oportunidade de explorar a criatividade e entender a importância de reduzir a quantidade de lixo.   

No Reciclando e Aprendendo, o foco é a produção de brinquedos a partir do lixo reciclável.

No Reciclando a Matemática, a garotada criou jogos matemáticos com os resíduos.

Participaram cerca de 60 alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e as aulas temáticas estão previstas para continuarem em andamento durante o ano.

Os materiais recicláveis utilizados nas atividades foram levados pelos estudantes e pelos professores: garrafa pet, papelão, tetrapack, caixa de sabão em pó, potes de amaciante, entre outros.

De acordo com a equipe responsável pela iniciativa, a proposta foi unir sustentabilidade com combate à evasão escolar, que cresceu muito devido às restrições impostas pela pandemia.

“Eles estão aprendendo novos hábitos de conservação, sustentabilidade, a dividir com o amigo e a partilhar o que amigo não tem. Tem sido bem gratificante”, comemora Daniela Fonseca, professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I.  

“Nossas crianças e jovens devem entender essa responsabilidade de guardar, reciclar e ressignificar os itens que podem ser transformados”, completa Daniela.

Texto produzido em 30/5/2022


Últimas

Notícias

Brasil reciclou seis mil toneladas de latas de alumínio desde 1990

Circularidade do material gera emprego e renda para 800 mil catadores de lixo reciclável

14/06/2024
Notícias

Governo Federal anuncia investimentos em cooperativas de reciclagem no Brasil

Liberação de R$ 8 milhões vai beneficiar mais de 15 entidades e associações do setor

13/06/2024
Notícias

O que é Ecodesign e qual sua importância para a sustentabilidade

Tendência busca minimizar impactos ambientais durante o ciclo de vida dos produtos

12/06/2024
Notícias

São Paulo tem o maio mais quente em 81 anos

Entenda como a reciclagem contribui para conter o aquecimento global

11/06/2024