Recicla Sampa - Expedição Ondas Limpas: 100% das praias do Brasil têm lixo plástico
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Expedição Ondas Limpas: 100% das praias do Brasil têm lixo plástico

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa. Foto: Divulgação.

Considerado o maior estudo já realizado sobre o perfil dos resíduos marinhos no país, a Expedição Ondas Limpas revelou um dado preocupante: 100% das praias do Brasil têm lixo plástico.

A expedição, capitaneada pela Sea Shepherd Brasil, em parceria com o Instituto Oceanográfico da USP e patrocinada pela Odontoprev, analisou mais de 300 pontos em sete mil quilômetros de costa.

Foram percorridos 201 municípios brasileiros, do extremo sul ao extremo norte. A área verificada foi equivalente a 22 campos de futebol.

Os resultados apresentaram a onipresença de lixo plástico. Já os microplásticos foram encontrados em 97% das praias visitadas.

“Do total de resíduos, 91% são plásticos, sendo 61% itens descartáveis, como tampas de garrafa. Entre os macrorresíduos, o maior volume foi de bitucas de cigarro”, informa a Sea Shepherd Brasil.

Além de trazer à tona o estado crítico da poluição marinha no país, o estudo também descobriu que as praias mais isoladas e protegidas estão entre as mais afetadas por resíduos plásticos de uso único.

O dado expõe um paradoxo entre as zonas de conservação protegidas pela legislação ambiental brasileira e a presença massiva de poluição.

A expedição seguiu uma metodologia científica rigorosa e foi conduzida de acordo com os protocolos do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP) para a coleta de dados, com amostras analisadas em laboratório para identificar a origem dos microplásticos.

Um relatório resumido, com diagnósticos e propostas de soluções, já está disponível, e o lançamento de um artigo científico mais detalhado está previsto para ser publicado nas próximas semanas.

“Pretendemos que os resultados do projeto não somente choquem, mas provoquem a ação, trazendo à tona a necessidade de políticas públicas e de uma mudança na cultura de consumo de plástico no Brasil”, afirma Nathalie Gil, presidente da Sea Shepherd Brasil.

Clique aqui para ler o relatório da Expedição Ondas Limpas


Últimas

Notícias

Manifesto pressiona governo e Congresso por ações contra poluição plástica

Mais de 140 países já adotaram leis para reduzir impacto dos itens descartáveis

29/08/2025
Notícias

Capannori, na Itália, uma cidade quase sem lixo

Município recicla 87% dos resíduos e se torna referência global em sustentabilidade

27/08/2025
Notícias

Tecnologia impulsiona economia circular na Índia

Projeto opera plataforma que liga coletores, recicladores, organizações e consumidores

25/08/2025
Notícias

Brasil reciclou 97% das latinhas de alumínio em 2024

Dado se sustenta, sobretudo, por meio das mãos dos catadores autônomos

22/08/2025