23 de Novembro de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Depois de descobrir com dados de uma pesquisa que 75% dos consumidores não sabiam o que fazer com as sobras de tinta e as latas vazias, a Suvinil decidiu dar início a um projeto de logística reversa no Brasil.
Batizada de Suvinil Circula, a iniciativa viabiliza o descarte e a destinação ambientalmente adequados de latas e de sprays de qualquer marca em 86 pontos de coleta instalados em cinco estados do país.
De acordo com um levantamento divulgado para a imprensa, até o momento, 18 toneladas de resíduos foram coletados, gerando uma economia de mais de cinco milhões de litros de água e 106 kWh de energia.
Além disso, no mesmo período, o projeto evitou a extração de cerca de 20 toneladas de minério de ferro, 11 toneladas de carvão e quase uma tonelada de calcário.
“As sobras de tinta passam por uma análise. Se estiverem em boas condições, doamos para alguém ou projeto parceiro. Caso contrário, tudo é descartado corretamente ou reciclado”, explica o site do Suvinil Circula.
Baldes plásticos, sprays aerossóis e embalagens metálicas vazias ou com sobras podem ser descartadas diretamente nas unidades de revenda parceiras da Suvinil.
O projeto não aceita acessórios de pintura, pincéis, bandejas, sobras de tinta em embalagens danificadas ou sem tampa, além de embalagens entregues por grandes empresas e construtoras.
“Após muitos feedbacks positivos, o projeto foi consolidado e se tornou definitivo. O programa de Logística Reversa representa o caminho que estamos trilhando em busca da sustentabilidade”, disse Ariane Zanetti, Gerente de Relacionamento da Suvinil, em entrevista à Exame.
Existem alternativas com preços super acessíveis, até mais baratas que as tradicionais
Queda nos preços das commodities petroquímicas impactaram produtividade do setor
Relatório destaca redução do uso do carvão e avanço significativo de energia renováveis
Urnas ficam disponíveis até o dia 30 de novembro em onze estações