19 de Julho de 2022,16h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
O Recicla Sampa organizou um resumo para você ficar por dentro de alguns fatos e estatísticas sobre a reciclagem de vidro.
Fabricado basicamente em areia e calcário, o vidro, além de ser infinitamente reciclável, é um dos materiais mais simples e eficientes para reciclar.
É mais barato investir na reciclagem de vidro e fabricar produtos com materiais reaproveitados do que com matérias-primas virgens.
Ao contrário do plástico, as garrafas e frascos de vidro podem ser reciclados sem que o produto final perca qualidade.
A ONU batizou 2022 como o Ano Internacional do Vidro. O objetivo é dar visibilidade ao potencial sustentável do material.
Reciclagem de vidro no Brasil
Segundo o último levantamento da Associação Brasileira das Indústrias de Vidro (Abividro), são produzidas mais de 8,6 bilhões de unidades de vidro por ano no Brasil.
São aproximadamente 1,3 milhões de toneladas do material colocadas no mercado nos mais variados formatos, que movimentam cerca de R$ 120 milhões.
Deste total, somente 300 mil toneladas (quase 25%) acabam destinadas à reciclagem.
Entre os problemas que impedem a economia circular do vidro no país estão a falta de coleta seletiva em muitas cidades e o descarte incorreto pela população.
Para se ter uma ideia do impacto ambiental, os cientistas estimam em um milhão de anos o tempo de decomposição do vidro no meio ambiente.
Clique aqui e encontre os pontos de coleta de vidro na cidade de SP
Texto produzido em 19/7/2022
Materiais têm reciclabilidade e podem ser descartados na coleta seletiva em SP
Iniciativa é uma forma de reconhecer o trabalho diário da Fepacoore e Rede Sul
Iniciativa aposta na educação ambiental e já retirou 20 toneladas de resíduos da Almada
Aparelho é lixo eletrônico e não deve ser colocado no saco de recicláveis comuns