Recicla Sampa - Governo Federal lança plano para ampliar reciclagem no Brasil
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Governo Federal lança plano para ampliar reciclagem no Brasil

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Proposta também reconhece papel estratégico dos catadores e das cooperativas de reciclagem. Foto: @role_sp

O governo federal lançou o Programa Cidades Verdes Resilientes com metas para transformar a gestão de resíduos sólidos no Brasil. A iniciativa busca elevar o reaproveitamento de resíduos secos e orgânicos dos atuais 1,82% para 34,5% até 2035.

A estratégia prevê ações estruturantes em pelo menos 35% dos municípios brasileiros. O foco está na ampliação da coleta seletiva, na implantação de unidades de triagem e no fortalecimento de sistemas de compostagem para resíduos orgânicos.

Hoje, grande parte do lixo gerado no país ainda segue para aterros sanitários ou destinos inadequados, o que representa perda de materiais recicláveis e orgânicos com alto potencial de reaproveitamento. Ao ampliar a infraestrutura e a organização da cadeia, o programa pretende reduzir esse desperdício e estimular a economia circular.

A proposta também reconhece o papel estratégico dos catadores e das cooperativas, responsáveis por grande parte da reciclagem no Brasil. O fortalecimento dessas estruturas pode ampliar a geração de renda, melhorar as condições de trabalho e aumentar a eficiência da triagem dos materiais.

Além da gestão de resíduos, o plano estabelece metas para tornar as cidades mais sustentáveis. Entre elas, a ampliação da arborização urbana, com o objetivo de garantir que mais da metade da população viva em ruas com presença significativa de árvores nos próximos dez anos.

Outro eixo relevante é o incentivo à mobilidade ativa. A ideia é adaptar os espaços urbanos para favorecer deslocamentos a pé e por bicicleta, reduzindo a dependência de veículos motorizados e contribuindo para a diminuição das emissões de gases de efeito estufa.

Para especialistas, o sucesso do projeto depende da integração entre governos, empresas e sociedade. Separar corretamente os resíduos, utilizar a coleta seletiva e destinar materiais orgânicos para compostagem são atitudes essenciais para que as metas saiam do papel.

Mais do que um plano ambiental, o programa representa uma oportunidade de gerar empregos, reduzir impactos e transformar o lixo em recurso.


Últimas

Notícias

Cooperativa transforma reciclagem em oportunidade para mulheres

Projeto da Rainha da Reciclagem une acolhimento social e reconstrução de trajetórias

19/06/2026
Notícias

Brasil supera mil toneladas de medicamentos descartados corretamente

Volume é 18 vezes superior ao índice registrado em 2021

18/06/2026
Notícias

Governo lança campanha para triplicar reciclagem no Brasil

Iniciativa aposta na educação ambiental para conscientizar população sobre coleta seletiva

16/06/2026
Notícias

Escolas buscam adaptações de olho na sustentabilidade

Projeto de Lei reforça importância da educação ambiental na formação pedagógica

12/06/2026