14 de Marco de 2024,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
À medida que os Jogos de Paris se aproximam, o Comitê Olímpico Internacional reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e promete entregar a edição mais sustentável da história.
O objetivo reflete um esforço global para reduzir a pegada ecológica dos grandes eventos, com atenção especial para a reciclagem e a gestão correta dos resíduos gerados.
Em resumo, o COI promete transformar as Olimpíadas de 2024 em uma referência de responsabilidade ambiental para produtores do mundo inteiro.
Para isso, serão instalados sistemas de coleta seletiva em todas as estruturas e a organização utilizará materiais recicláveis ou biodegradáveis em tudo, desde a alimentação até a decoração e o merchandising.
Ou seja, os plásticos de uso único serão banidos por completo e a patrocinadora oficial distribuirá seus produtos em garrafas de vidro retornáveis, além de oferecer ao público 200 fontes de água e de refrigerantes.
Ao mesmo tempo, programas de educação ambiental e comunicação garantirão que todos os envolvidos entendam como podem contribuir para o sistema de logística reversa.
De acordo com o COI, a meta é alcançar uma taxa de reciclagem sem precedentes para um evento dessa magnitude.
Com essa e outras ações, os organizadores esperam reduzir pela metade a pegada de carbono em comparação com as Olimpíadas do Rio em 2016.
Leia mais
Produtos fabricados com material reaproveitado podem ter alta de 28% nos impostos
Líder da Geração Z alerta sobre impactos da crise climática nas periferias do país
São 952 projetos que buscam fortalecer economia circular e inclusão dos catadores
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica