10 de Fevereiro de 2022,14h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com o objetivo de encontrar uma alternativa sustentável para os plásticos descartáveis, um grupo de jovens peruanos desenvolveu pratos feitos com folhas de bananeira que são biodegradáveis.
O material é impermeável, sendo bem resistente aos líquidos, e suporta diferentes temperaturas. Essa característica impede, por exemplo, que o calor dos alimentos danifique o prato durante o uso.
Enquanto uma bandeja de plástico pode levar de 400 a mil anos para se decompor, Josué Soto, líder do projeto, explicou ao jornal peruano La Republica que os pratos de folha de bananeira levam apenas dois meses.
E eles são feitos usando apenas as folhas que se quebram ou caem das bananeiras e o caule da árvore que fica após a colheita. Nenhuma árvore é cortada ou prejudicada para a produção.
A iniciativa ainda agrega parceria com pequenos produtores da Amazônia peruana para aproveitar justamente o subproduto do cultivo de banana. Após o uso, feito da terra, volta para terra – completando seu ciclo de vida.
A ideia foi apresentada como projeto, chamado Bio Plant, durante o concurso Bio Challenge no Peru, e foi um dos vencedores, o que ajudou a financiar a fabricação de máquinas especializadas com capacidade de produzirem 50 mil pratos por mês.
Texto produzido em 10/2/2022
Tradicional escola paulistana adota meta de desviar 90% dos resíduos de aterros
Decisão ocorre após pressão nacional de catadores contra risco de concorrência injusta
Estudo indica que setor tem potencial para triplicar postos de trabalho no país
Projeto promove educação ambiental e transforma resíduos tóxicos em artesanato