Recicla Sampa - Jovens criam prato de folha de bananeira para substituir o plástico
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Jovens criam prato de folha de bananeira para substituir o plástico

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Talheres e pratos biodegradáveis. Foto: Kononov Oleh / Shutterstock.com

Com o objetivo de encontrar uma alternativa sustentável para os plásticos descartáveis, um grupo de jovens peruanos desenvolveu pratos feitos com folhas de bananeira que são biodegradáveis.

O material é impermeável, sendo bem resistente aos líquidos, e suporta diferentes temperaturas. Essa característica impede, por exemplo, que o calor dos alimentos danifique o prato durante o uso.

Enquanto uma bandeja de plástico pode levar de 400 a mil anos para se decompor, Josué Soto, líder do projeto, explicou ao jornal peruano La Republica que os pratos de folha de bananeira levam apenas dois meses.

E eles são feitos usando apenas as folhas que se quebram ou caem das bananeiras e o caule da árvore que fica após a colheita. Nenhuma árvore é cortada ou prejudicada para a produção.

A iniciativa ainda agrega parceria com pequenos produtores da Amazônia peruana para aproveitar justamente o subproduto do cultivo de banana. Após o uso, feito da terra, volta para terra – completando seu ciclo de vida.

A ideia foi apresentada como projeto, chamado Bio Plant, durante o concurso Bio Challenge no Peru, e foi um dos vencedores, o que ajudou a financiar a fabricação de máquinas especializadas com capacidade de produzirem 50 mil pratos por mês.

Texto produzido em 10/2/2022


Últimas

Notícias

Projeto de Lei contra lixo plástico completa dois anos parado no Congresso

Texto quer restringir fabricação e comercialização de plásticos de uso único no Brasil

06/03/2026
Notícias

CNJ defende contratação remunerada de cooperativas de reciclagem

Catadores são responsáveis por cerca de 90% de todo o material reciclado no país

05/03/2026
Notícias

Chile proíbe plástico descartável em restaurantes

Lei exige utensílios reutilizáveis e amplia garrafas retornáveis nos estabelecimentos

02/03/2026
Notícias

Cooperativa Crescer impulsiona reciclagem no Carnaval de SP

Foram 1,74 toneladas de recicláveis recuperados durante Bloco Ano Passado Eu Morri

27/02/2026