29 de Dezembro de 2022,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Gigante do ramo alimentício, a Unilever anunciou no mês passado que todos os seus frascos de ketchup Hellmann’s serão fabricados em PET 100% reciclado pós-consumo (PET PCR).
Segundo a companhia, a mudança começa pelo ketchup, mas os demais itens da marca terão o mesmo tipo de embalagem nos próximos anos.
Ainda de acordo com a Unilever, os novos frascos reciclados passam por um processo de produção que garante a qualidade e segurança sanitária dos produtos.
Não há diferença em relação aos produzidos com o plástico virgem e o quem compra o produto só nota a diferença em função de uma leve alteração de cor no rótulo que indica o uso de material reciclado.
“Estamos muito orgulhosos com esse anúncio. Liderando esse movimento, damos um grande passo para um futuro mais sustentável e esperamos incentivar a indústria, fornecedores e outras marcas a se juntarem a nós”, afirma Carolina Riotto, diretora de Marketing de Hellmann’s.
As estimativas indicam que a mudança nos processos de fabricação das embalagens deve retirar cerca de mil toneladas de plásticos do meio ambiente por ano.
A ação está alinhada ao objetivo global da Unilever de reduzir pela metade o uso do plástico em todas as marcas da companhia.
O objetivo é adotar embalagens plásticas 100% reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis, além de coletar e reprocessar mais plástico do que vende até 2025.
Reciclagem de plástico no Brasil
A Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST) informa que o índice de reciclagem mecânica dos plásticos pós-consumo ficou em 23,1% no último levantamento realizado no Brasil em 2020.
Esse número é calculado dividindo a quantidade de plástico pós-consumo reciclado pelo volume de plástico pós-consumo de vida curta gerado.
Pacto global do lixo plástico
No último mês de março, representantes de 175 nações reunidos na Assembleia da ONU para o Meio Ambiente concordaram em começar a escrever um tratado global para tentar conter a poluição por resíduos plásticos.
Tudo indica que será um documento amplo e juridicamente vinculativo, que não se restringiria apenas a promover a reciclagem e a coleta do que já existe de lixo plástico no mundo, mas também incluiria restrições à sua fabricação.
Decisão ocorre após pressão nacional de catadores contra risco de concorrência injusta
Estudo indica que setor tem potencial para triplicar postos de trabalho no país
Projeto promove educação ambiental e transforma resíduos tóxicos em artesanato
Iniciativa oferece remuneração via Pix pela entrega de materiais recicláveis