22 de Julho de 2021,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e reafirmar o compromisso ambiental da empresa, a Nespresso convidou o artista plástico Kobra para a criação de duas obras, sendo uma delas um painel feito com cápsulas de café recicladas.
Além de ser um presente para a cidade de São Paulo, o painel foi desenvolvido baseado nos preceitos do UpCycling, tendência que busca recuperar resíduos que seriam desperdiçados e transformá-los em novos itens.
Durante a produção, o artista trabalhou com diferentes texturas e dimensões, partindo do orgânico com o pó de café, até o sintético, com o alumínio presente nas embalagens.
A iniciativa inclui as celebrações dos quinze anos da marca no Brasil e marca os dez anos de início dos investimentos em ações sustentáveis. A exposição será feita na vitrine da Boutique Nespresso, localizada na Rua Oscar Freire, um dos centros comerciais mais importantes da capital.
Atualmente, a Nespresso investe mais de R$ 5 milhões por ano nas reciclagens de suas cápsulas, enviadas depois de usadas para o Centro de Reciclagem da empresa, localizado em Osasco, região metropolitana da cidade.
O consumidor pode deixar as cápsulas usadas nos mais de 200 pontos de coleta espalhados pelo país ou pode enviá-las gratuitamente pelos Correios, solicitando uma “Autorização de Postagem” no site.
O ideal do projeto faz parte da visão do grafiteiro e muralista da periferia de São Paulo, que acredita na arte como instrumento de transformação. Mundialmente reconhecido, Kobra detém o recorde de maior mural grafitado do mundo.
E se os produtos de hoje se tornassem os recursos de amanhã? Essa é a pergunta que a economia circular procura responder. Imagine a lâmpada que oferece luz na sua casa: ela passa por um processo de produção, depois de consumo e, por fim, é descartada em um aterro sanitário, seguindo a lógica da economia linear.
A proposta desse novo modelo econômico é que essa lâmpada retorne ao seu produtor e que seja reaproveitada de alguma maneira, evitando assim a geração de resíduos e o impacto ambiental.
Em resumo, o objetivo da economia circular é gerar uma gestão mais eficiente dos recursos naturais, ou seja, manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor, dentro de um escopo econômico de desenvolvimento sustentável.
Texto produzido em 22/07/2021
Encontre pontos de coleta de lâmpadas, pilhas, eletrônicos, medicamentos e pneus
Estudo capitaneado pela Sea Shepherd Brasil analisou mais sete mil quilômetros de costa
Pontos de Entrega Voluntária da entidade já estão instalados em 305 municípios do país
Mais da metade dos trabalhadores do setor são mulheres e 62% são negros ou pardos