Recicla Sampa - Kobra cria painel de cápsulas de café recicladas
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Kobra cria painel de cápsulas de café recicladas

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
A obra foi desenvolvida utilizando os preceitos do UpCycling. Foto: Divulgação.

Com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e reafirmar o compromisso ambiental da empresa, a Nespresso convidou o artista plástico Kobra para a criação de duas obras, sendo uma delas um painel feito com cápsulas de café recicladas. 

Além de ser um presente para a cidade de São Paulo, o painel foi desenvolvido baseado nos preceitos do UpCycling, tendência que busca recuperar resíduos que seriam desperdiçados e transformá-los em novos itens. 

Durante a produção, o artista trabalhou com diferentes texturas e dimensões, partindo do orgânico com o pó de café, até o sintético, com o alumínio presente nas embalagens. 

A iniciativa inclui as celebrações dos quinze anos da marca no Brasil e marca os dez anos de início dos investimentos em ações sustentáveis. A exposição será feita na vitrine da Boutique Nespresso, localizada na Rua Oscar Freire, um dos centros comerciais mais importantes da capital. 

Atualmente, a Nespresso investe mais de R$ 5 milhões por ano nas reciclagens de suas cápsulas, enviadas depois de usadas para o Centro de Reciclagem da empresa, localizado em Osasco, região metropolitana da cidade. 

O consumidor pode deixar as cápsulas usadas nos mais de 200 pontos de coleta espalhados pelo país ou pode enviá-las gratuitamente pelos Correios, solicitando uma “Autorização de Postagem” no site

O ideal do projeto faz parte da visão do grafiteiro e muralista da periferia de São Paulo, que acredita na arte como instrumento de transformação. Mundialmente reconhecido, Kobra detém o recorde de maior mural grafitado do mundo.

Economia Circular 

E se os produtos de hoje se tornassem os recursos de amanhã? Essa é a pergunta que a economia circular procura responder. Imagine a lâmpada que oferece luz na sua casa: ela passa por um processo de produção, depois de consumo e, por fim, é descartada em um aterro sanitário, seguindo a lógica da economia linear. 

A proposta desse novo modelo econômico é que essa lâmpada retorne ao seu produtor e que seja reaproveitada de alguma maneira, evitando assim a geração de resíduos e o impacto ambiental. 

Em resumo, o objetivo da economia circular é gerar uma gestão mais eficiente dos recursos naturais, ou seja, manter produtos, componentes e materiais em seu mais alto nível de utilidade e valor, dentro de um escopo econômico de desenvolvimento sustentável.

Texto produzido em 22/07/2021


Últimas

Notícias

Cooperativas são pilares da inclusão social e da reciclagem no Brasil

Organizações unem desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade ambiental no país

18/04/2024
Notícias

Oito em cada dez pessoas querem proibição de plásticos descartáveis

Pesquisa foi encomendada pela WWF e pelo movimento Plastic Free Foundation

17/04/2024
Notícias

Estudo revela relação entre poluição plástica e aquecimento global

Ciclo vicioso intensifica ambos os problemas afirmam pesquisadores suecos

16/04/2024
Notícias

Campanha Crie esse Hábito avança e inclui catadores de lixo reciclável

Foco é o descarte consciente de embalagens de bebidas não alcoólicas

15/04/2024