04 de Setembro de 2024,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
No último dia 4 de agosto, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima anunciou a regulamentação do PL nº 14.446, popularmente conhecido como Lei Rouanet da Reciclagem no Brasil.
A nova legislação estabelece mecanismos de incentivo para CNPJs e CPFs que investirem e apoiarem projetos de reaproveitamento e gestão de resíduos.
Em resumo, empresas e cidadãos podem receber benefícios fiscais ao financiarem iniciativas que promovam a reciclagem, a recuperação de materiais e a redução do volume de lixo enviados aos aterros.
Ou seja, os incentivos têm o objetivo estimular o setor privado e a população a se engajarem mais ativamente na solução de problemas relacionados à gestão correta dos resíduos sólidos no país.
Incentivos Fiscais: Empresas e cidadãos que contribuírem para projetos de reciclagem e gestão de resíduos poderão deduzir parte dos investimentos em seus impostos.
Critérios e Procedimentos: A regulamentação define critérios específicos para a aprovação de projetos e para o recebimento dos incentivos fiscais. Os projetos devem seguir diretrizes estabelecidas para garantir que atendam aos objetivos de eficiência e impacto ambiental.
Fomento à Economia Circular: A Lei apoia a transição para uma economia circular, onde os materiais são continuamente reciclados e reaproveitados, além da redução do desperdício e da maximização do uso de recursos, contribuindo para um ciclo de produção e consumo mais sustentável.
Iniciativas Locais: A regulamentação também prioriza projetos em nível local e busca promover a implementação de soluções de reciclagem em comunidades e pequenas cidades. Isso facilita a inclusão de iniciativas sustentáveis nas diferentes regiões do país.
Cidade coleta mais de mil toneladas de resíduos orgânicos em uma semana
Estudo estima que Brasil perde até um milhão de vagas ao desperdiçar materiais
Transação pioneira marca avanço inédito no setor de economia circular do país
Projeto busca ampliar produtividade e renda dos profissionais do setor