Recicla Sampa - Lisboa proíbe copos de plástico a partir de 2020
Recicla Sampa
sp156

Para esclarecer dúvidas sobre os serviços de coleta domiciliar de resíduos sólidos, limpeza urbana e varrição pública entre em contato com o 156 ou clique aqui.

Lisboa proíbe copos de plástico a partir de 2020

Veja outros artigos relacionados a seguir

Foto1
Copo de plástico descartável. Foto: Hans Braxmeier / Pixabay

Em 2020 será proibida a venda de bebidas em copos de plástico descartáveis em restaurantes, bares e estabelecimentos comerciais da capital portuguesa. A Câmara Municipal deu o prazo até 31 de dezembro de 2019 para que os comerciantes se adequem à nova lei.

A proibição também é válida para vendedores ambulantes que servem refeições e fazem uso do copo de plástico para servir bebidas nas ruas. As ações fazem parte da atualização da lei lisboeta referente à Gestão dos Resíduos, Limpeza e Higiene Urbana. A última atualização foi em 2004.

Todo ano, a comissão de meio ambiente da União Europeia elege uma “capital verde” que está se dedicando à sustentabilidade. Em 2020, Lisboa será o primeiro local do sul da Europa a receber este título, pois nas últimas décadas tem valorizado a implantação e a manutenção de áreas ambientais na cidade. O poder público português aproveitou a ocasião para proibir o uso de copos plásticos no município.

A França também anunciou que irá abolir o copo plástico descartável em 2020 e foi o primeiro país a anunciar a medida na Europa. Já a Holanda proibiu o uso de sacolas plásticas gratuitas nos supermercados.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, anunciou que a entidade pretende se livrar, até 2030, do plástico de uso único, como, talheres, pratos, canudos, entre outros. A ação começará por Bruxelas, na Bélgica, que irá taxar sua utilização.

 

Fonte: Público Portugal

 

Texto produzido em 15/01/2019


Últimas

Notícias

Indicadores de coleta de lixo melhoram no Brasil, indica Censo

Com 99% da população atendida, São Paulo e outras capitais lideram ranking brasileiro

23/02/2024
Notícias

Um caminhão de roupas é descartado por segundo no mundo

Indústria da moda é responsável por 10% das emissões de gases do efeito estufa

22/02/2024
Dicas de Reciclagem

Iniciativa instala pontos de coleta de lixo eletrônico em estações da CPTM

Pontos de Entrega Voluntária ficarão instalados em cinco estações até 29 de março

21/02/2024
Notícias

Reciclagem não é solução para crise do lixo plástico

Relatório revela que fabricantes reconhecem ineficiência da circularidade há décadas

20/02/2024