24 de Junho de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Em 2020 será proibida a venda de bebidas em copos de plástico descartáveis em restaurantes, bares e estabelecimentos comerciais da capital portuguesa. A Câmara Municipal deu o prazo até 31 de dezembro de 2019 para que os comerciantes se adequem à nova lei.
A proibição também é válida para vendedores ambulantes que servem refeições e fazem uso do copo de plástico para servir bebidas nas ruas. As ações fazem parte da atualização da lei lisboeta referente à Gestão dos Resíduos, Limpeza e Higiene Urbana. A última atualização foi em 2004.
Todo ano, a comissão de meio ambiente da União Europeia elege uma “capital verde” que está se dedicando à sustentabilidade. Em 2020, Lisboa será o primeiro local do sul da Europa a receber este título, pois nas últimas décadas tem valorizado a implantação e a manutenção de áreas ambientais na cidade. O poder público português aproveitou a ocasião para proibir o uso de copos plásticos no município.
A França também anunciou que irá abolir o copo plástico descartável em 2020 e foi o primeiro país a anunciar a medida na Europa. Já a Holanda proibiu o uso de sacolas plásticas gratuitas nos supermercados.
O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, anunciou que a entidade pretende se livrar, até 2030, do plástico de uso único, como, talheres, pratos, canudos, entre outros. A ação começará por Bruxelas, na Bélgica, que irá taxar sua utilização.
Fonte: Público Portugal
Texto produzido em 15/01/2019
Cooperativas relatam dificuldade em vender material e pontos de coleta foram desativados
Certificação coroa engajamento ambiental de alunos e professores da escola da zona leste
Prática afeta diretamente os catadores, cujas condições de trabalho se deterioram
Inserção permitirá que organizações do setor operem com menos burocracia