Lisboa proíbe copos de plástico a partir de 2020

24/06/2019

Imagem - Copo de plástico descartável. Foto: Hans Braxmeier / Pixabay

Copo de plástico descartável. Foto: Hans Braxmeier / Pixabay

Em 2020 será proibida a venda de bebidas em copos de plástico descartáveis em restaurantes, bares e estabelecimentos comerciais da capital portuguesa. A Câmara Municipal deu o prazo até 31 de dezembro de 2019 para que os comerciantes se adequem à nova lei.

A proibição também é válida para vendedores ambulantes que servem refeições e fazem uso do copo de plástico para servir bebidas nas ruas. As ações fazem parte da atualização da lei lisboeta referente à Gestão dos Resíduos, Limpeza e Higiene Urbana. A última atualização foi em 2004.

Todo ano, a comissão de meio ambiente da União Europeia elege uma “capital verde” que está se dedicando à sustentabilidade. Em 2020, Lisboa será o primeiro local do sul da Europa a receber este título, pois nas últimas décadas tem valorizado a implantação e a manutenção de áreas ambientais na cidade. O poder público português aproveitou a ocasião para proibir o uso de copos plásticos no município.

A França também anunciou que irá abolir o copo plástico descartável em 2020 e foi o primeiro país a anunciar a medida na Europa. Já a Holanda proibiu o uso de sacolas plásticas gratuitas nos supermercados.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, anunciou que a entidade pretende se livrar, até 2030, do plástico de uso único, como, talheres, pratos, canudos, entre outros. A ação começará por Bruxelas, na Bélgica, que irá taxar sua utilização.

 

Fonte: Público Portugal

 

Texto produzido em 15/01/2019

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados