24 de Junho de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Em 2020 será proibida a venda de bebidas em copos de plástico descartáveis em restaurantes, bares e estabelecimentos comerciais da capital portuguesa. A Câmara Municipal deu o prazo até 31 de dezembro de 2019 para que os comerciantes se adequem à nova lei.
A proibição também é válida para vendedores ambulantes que servem refeições e fazem uso do copo de plástico para servir bebidas nas ruas. As ações fazem parte da atualização da lei lisboeta referente à Gestão dos Resíduos, Limpeza e Higiene Urbana. A última atualização foi em 2004.
Todo ano, a comissão de meio ambiente da União Europeia elege uma “capital verde” que está se dedicando à sustentabilidade. Em 2020, Lisboa será o primeiro local do sul da Europa a receber este título, pois nas últimas décadas tem valorizado a implantação e a manutenção de áreas ambientais na cidade. O poder público português aproveitou a ocasião para proibir o uso de copos plásticos no município.
A França também anunciou que irá abolir o copo plástico descartável em 2020 e foi o primeiro país a anunciar a medida na Europa. Já a Holanda proibiu o uso de sacolas plásticas gratuitas nos supermercados.
O vice-presidente da Comissão Europeia, Frans Timmermans, anunciou que a entidade pretende se livrar, até 2030, do plástico de uso único, como, talheres, pratos, canudos, entre outros. A ação começará por Bruxelas, na Bélgica, que irá taxar sua utilização.
Fonte: Público Portugal
Texto produzido em 15/01/2019
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França, batizada de Apelo de Nice
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores
Pontos de coleta estão disponíveis em centenas de cidades de todos os estados do Brasil
Iniciativa comprova que integrar esforços gera impactos ambientais e sociais expressivos