16 de Janeiro de 2025,10h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Com objetivo de tornar mais eficiente e sustentável a gestão das 12 mil toneladas de resíduos coletados todos os dias em São Paulo, as concessionárias Loga e Ecourbis têm investido em veículos movidos a energia mais limpa.
As novas carretas entregues recentemente têm capacidade de transportar até 66 metros cúbicos de resíduos e vão reduzir a quantidade de viagens necessárias, com impactos positivos no trânsito e no meio ambiente.
De acordo com a Prefeitura, os veículos representam um avanço significativo para a logística de coleta na cidade, principalmente por terem a capacidade de transportar o volume de dois caminhões e meio.
Atualmente, a capital já conta com 15 caminhões compactadores movidos a biometano. Para este ano, a previsão é de que esse número passe a ser de 142 caminhões.
As duas concessionárias ainda contam com 21 triciclos e três quadriciclos elétricos para a prestação de serviços da coleta em comunidades.
Em 2025, esse número deve chegar a 37 triciclos e 5 quadriciclos movidos eletricidade.
Diretor-presidente da SP Regula, João Manoel da Costa Neto destaca o avanço sustentável da nova frota e a importância do projeto para a cidade.
"Nosso objetivo é transformar a operação de resíduos em um exemplo de inovação e sustentabilidade”, informa João.
“Com a nova frota, estamos contribuindo para um ar mais limpo, uma cidade mais sustentável e um futuro melhor para as próximas gerações”, finaliza Cosa Neto.
Simplificar materiais e cores facilitaria triagem e reduziria perdas no reaproveitamento
Avanço é resultado de políticas públicas, educação ambiental e mudança de comportamento
Apenas 22% dos resíduos tecnológicos têm destinação ambientalmente adequada, informa ONU
Grande maioria é embalada em BOPP, material de difícil reciclagem no Brasil