Marca recicla meias e transforma em cobertores para doação

17/01/2022

Imagem - Pacote de Meias do Bem. Foto: Divulgação / Puket

Pacote de Meias do Bem. Foto: Divulgação / Puket

A marca de pijamas e acessórios Puket uniu a necessidade de oferecer ajuda para pessoas em situação de vulnerabilidade com a reciclagem de meias velhas. 

Batizado de Meias do Bem, o projeto existe desde 2013 e fabrica cobertores novinhos, que são entregues à instituições e moradores de rua.

Os itens são triturados, desfiados, compactados e transformados em cobertas.

Qualquer pessoa pode doar suas meias velhas em uma das 160 unidades da Puket de todo o Brasil. 

Não interessa a marca, se tem apenas um pé ou se a meia está rasgada ou furada, ela terá a mesma serventia para o projeto. 

Só não valem as meias sociais e as meias-calças, que fabricadas em diferentes materiais, exigiriam processos diferentes de reciclagem.

E o melhor: você desocupa um espaço na sua gaveta e encontra uma nova função para um resíduo têxtil, que provavelmente iria parar num aterro sanitário.

Para contribuir é bem fácil! Basta encontrar uma loja Puket e descartar no coletor. 

Confira aqui a unidade mais próxima de você

Indústria da moda e meio ambiente

A indústria da moda responde a 8 ou 10% da emissão de gases do efeito estufa, de acordo com parecer das Nações Unidas, ficando atrás apenas das indústrias de petróleo e gás.

Recentemente, algumas das maiores ONGs ambientais da Europa uniram forças para exigir o fim do que ficou conhecido como fast fashion na indústria têxtil.

O grupo revelou que além de rejeitar uma série de acordos propostos pelas companhias e governos, ainda pediu aos representantes da União Europeia a responsabilização das grandes marcas por sua contribuição para a poluição global.

As medidas propostas incluem padrões mínimos de quanto tempo as roupas devem durar, exige regras urgentes para os produtos químicos utilizados na indústria da moda e medidas para combater seus danos ambientais e sociais.

Texto produzido em 17/01/2022

Tags: notícias
Espalhe essa informação

Assuntos Relacionados