19 de Maio de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Não lave garrafas de óleo antes de descartar! Uma única gota de óleo (1 ml) pode contaminar 25 litros de água, segundo a Sabesp.
Quando descartado no ralo, privada ou quintal, o óleo pode contaminar o solo, os rios, mares e represas.
Além disso, ele é uma substância gordurosa que pode se solidificar e obstruir os encanamentos, resultando em problemas de infraestrutura e custos elevados de manutenção.
Por fim, quando se decompõe nos aterros sanitários, o óleo de cozinha libera gás metano, que é altamente poluente e interfere no clima do planeta.
Por isso, é muito importante descartar corretamente o óleo de cozinha!
Para quem não sabe, o óleo de cozinha é lixo reciclável e pode ser transformado num sabão em barra de excelente qualidade, em insumos agrícolas para a produção de rações animais e em biodiesel, por meio de um processo chamado transesterificação.
Descartar corretamente o óleo de cozinha é fácil. Basta deixar ele esfriar, depositar numa garrafa plástica e levar a um dos pontos de coleta que você encontra no site do Recicla Sampa.
A garrafa não precisa ser higienizada! Basta retirar o máximo do conteúdo que você conseguir, tirar o ar e compactar, manter a tampa e fechar bem.
Aqui na capital paulista, o tipo de plástico da garrafa, popularmente conhecido como PET Óleo, tem boa reciclabilidade para as cooperativas do Programa Socioambiental de Coleta Seletiva da Prefeitura.
Faça sua parte!
Clique aqui e encontre o ponto de coleta mais próximo da sua casa
Evento é um espaço para experiências de negócios e fortalecimento da Reciclagem Popular
Catadora, negra e semi-analfabeta, escritora foi uma artista brasileira de espírito livre
Falta de consenso resultou em convocação de uma nova reunião para 2025
Orientação é levar de volta ao local onde você fez o exame