19 de Maio de 2023,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Não lave garrafas de óleo antes de descartar! Uma única gota de óleo (1 ml) pode contaminar 25 litros de água, segundo a Sabesp.
Quando descartado no ralo, privada ou quintal, o óleo pode contaminar o solo, os rios, mares e represas.
Além disso, ele é uma substância gordurosa que pode se solidificar e obstruir os encanamentos, resultando em problemas de infraestrutura e custos elevados de manutenção.
Por fim, quando se decompõe nos aterros sanitários, o óleo de cozinha libera gás metano, que é altamente poluente e interfere no clima do planeta.
Por isso, é muito importante descartar corretamente o óleo de cozinha!
Para quem não sabe, o óleo de cozinha é lixo reciclável e pode ser transformado num sabão em barra de excelente qualidade, em insumos agrícolas para a produção de rações animais e em biodiesel, por meio de um processo chamado transesterificação.
Descartar corretamente o óleo de cozinha é fácil. Basta deixar ele esfriar, depositar numa garrafa plástica e levar a um dos pontos de coleta que você encontra no site do Recicla Sampa.
A garrafa não precisa ser higienizada! Basta retirar o máximo do conteúdo que você conseguir, tirar o ar e compactar, manter a tampa e fechar bem.
Aqui na capital paulista, o tipo de plástico da garrafa, popularmente conhecido como PET Óleo, tem boa reciclabilidade para as cooperativas do Programa Socioambiental de Coleta Seletiva da Prefeitura.
Faça sua parte!
Clique aqui e encontre o ponto de coleta mais próximo da sua casa
Projeto usa inteligência artificil para restaurar áreas degradadas da Mata Atlântica
Alta nos preços desafia objetivos de sustentabilidade da empresa
Encontro com Ministério da Fazenda debate integração de catadores ao sistema de emissões
Cidadão pode acionar canais oficiais e a subprefeitura da região para combater a prática