12 de Junho de 2019,12h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Terminar o relacionamento com os plásticos descartáveis foi a proposta ousada que a Organização das Nações Unidas Meio Ambiente planejou para o Valentine's Day de 2018. Em vídeo, a campanha simulou o término de um relacionamento e aproveitou a data para convocar as pessoas a romperem com o plástico de uso único, como garrafinhas PET, canudos, sacos plásticos e utensílios, a fim de conter a disseminação do resíduo nos oceanos.
Apesar de ser uma data lembrada para celebrar o amor, o Dia dos Namorados também pode ser uma boa oportunidade para você assumir um compromisso sério com o meio ambiente. O Recicla Sampa aproveitou o dia 12 de junho no Brasil para te ajudar com algumas dicas sustentáveis. Restaurantes, passeios, viagens e até um jantar em casa a dois podem ser incríveis para você e para o meio ambiente.
Que São Paulo reúne um mundo gastronômico com as mais diferentes opções de bares e restaurantes todos sabem. Mas o interessante é que a cidade comporta também opções resíduo zero. O que isso significa? Locais que adotam práticas contra o desperdício e o consumo desenfreado.
E você pode optar por conhecer um deles no Dia dos Namorados. O Corrutela, na zona Oeste de São Paulo, é um dos estabelecimentos que têm como regra não utilizar embalagens. Com um menu sustentável elaborados com vegetais orgânicos de fornecedores locais, o restaurante opta pela compostagem de suas sobras.
Já o Tubaína Bar, próximo ao Centro, aproveita para investir em móveis reutilizados na sua decoração. Primeiro bar de São Paulo a receber o Selo Restaurante Sustentável, a casa utiliza em média 30% de produtos frescos e orgânicos em seu cardápio, além de realizar a captação da água da chuva para reúso com fins não potáveis. Vale a visita.
Se o casal curte mais o estilo caseiro, um jantar romântico optando por produtos locais pode ser uma boa pedida. O consumo consciente na cozinha, além de ser mais barato, também é mais saudável. A dica é: aproveite a data para preparar um ambiente propício, à luz de velas, evitando o consumo de energia.
As entradinhas podem ser adquiridas à granel no mercado mais próximo de sua casa. Frutas e legumes saborosos comprados em feiras orgânicas é uma ideia para compor as o prato principal e a sobremesa. E os drinks feitos com cachaça orgânica, produtos de origem e frutas da estação finalizam a produção. No site da Associação de Agricultura Orgânica, você pode ter acesso às informações sobre onde encontrar produtos orgânicos em São Paulo.
O paulistano gasta em média três horas do seu dia no trânsito, segundo a Pesquisa de Mobilidade Urbana na Cidade, feito pelo Ibope Inteligência, em parceria com a Rede Nossa São Paulo. Por que não aproveitar a data para evitar esse desgaste? Passear no parque mais próximo de sua residência ou pedalar de bicicleta, são boas alternativas para momentos relaxantes em meio à natureza. Se você mora em São Paulo, conheça algumas das áreas verdes existentes na cidade.
Aproveitar o final de semana ao lado do seu amor também pode ser uma boa aposta, já que 26% dos entrevistados da Pesquisa Hábitos de Consumo, feita pela Boa Vista para o Dia dos Namorados de 2019, declararam que uma viagem seria o presente mais esperado para a data. Em quarto lugar no ranking dos 50 melhores destinos de ecoturismo no Brasil, Brotas está a capital paulista do turismo de aventura. Tirolesa, rafting e rapel estão entre as opções para quem quer sentir aquele frio na barriga.
Localizado na região do Vale do Ribeira, Iporanga é uma boa opção para aqueles que desejam uma conexão com a natureza. O município abriga três dos quatro núcleos de visitação do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, onde passeios em cavernas e cachoeiras são as atividades mais procuradas.
Mas, se a ideia for descansar em meio à natureza, o Hotel Fazenda Campo dos Sonhos, em Socorro, pode ser uma boa pedida. Seguindo um estilo mais rústico da vida no campo, o hotel oferece atividades como plantio de árvores e ações educativas. E se a preferência for pela região litorânea, o município de Cananéia oferece o Lagamar EcoHotel, um espaço projetado com madeira de reaproveitamento e demolição e azulejos descartados pela indústria da construção. Inserido em uma área de preservação da Mata Atlântica, o hotel também adotou o movimento slow food, que dá prioridade para os produtos típicos da região e incentiva produtores locais.
Texto produzido em 11/06/2019
Nova medida prevê aumento de impostos e proibição de publicidade no país
Educação ambiental e políticas públicas transformaram país em referência no mundo
Brasil se abstém de assinar proposta liderada pela França em Conferência da ONU
Programas de logística reversa foram suspensos por decisão dos patrocinadores