13 de Outubro de 2022,15h00
Veja outros artigos relacionados a seguir
Se você lê notícias de sustentabilidade, com certeza você já escutou por aí algo sobre mercado de carbono. Mas o que é mercado de carbono e como ele está no Brasil?
A venda de crédito de carbono é um mecanismo econômico que tem o objetivo de diminuir a emissão dos gases de efeito estufa na atmosfera.
Segundo os cientistas, esses gases são responsáveis pelo aquecimento do planeta e pelo agravamento das mudanças climáticas.
Por isso, em 1997, os países da ONU criaram o Protocolo de Quioto e se comprometeram a reduzir essas emissões.
Em 2015, o Acordo de Paris renovou esse compromisso e propôs a participação das empresas nos esforços. Um dos caminhos seriam os Créditos de Carbono.
O que é crédito de carbono
Em resumo, quando uma nação consegue emitir menos gases do que o estabelecido em Paris, ela pode negociar esses “créditos” com os países que não cumpriram as metas.
E o lucro obtido nessas vendas acaba investido em projetos para reduzir ainda mais as emissões de gases do efeito estufa, como reflorestamento e energias limpas.
O mercado de carbono ainda está regulamentado no Brasil, mas tramita no Congresso o Projeto de Lei 528/21 que estabelece o Mercado Brasileiro de Redução de Emissões de Carbono (MBRE).
No último mês de março, foi aprovado o Decreto nº 11.003, com as bases para a criação do futuro mercado de carbono no país, estabelecendo os setores elegíveis para planos de redução de emissões.
Segundo uma projeção feita pela WayCarbon, o Brasil pode movimentar até US$ 100 bilhões com este tipo de receita até 2030.
Conversamos com as cooperativas de reciclagem e organizamos uma lista de orientações
Saiba como é possível separar o lixo reciclável mesmo sem um sistema municipal estruturado
Iniciativa da Green Mining troca materiais recicláveis por remuneração justa
Programa Recicla Cash ainda será avaliado por diferentes comissões do Senado